31ª Reunião Ordinária do Colégio de Secretários de Segurança Pública acontece em BH

05/08/2009 15h13 - Atualizado em 05/08/09 15h13

Foi realizada ontem, dia 04 de agosto, no auditório do Hotel DayRell, em Belo horizonte, a solenidade de abertura da 31ª Reunião Ordinária do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp) e a Reunião Extraordinária do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária (Consej).

As reuniões do Consesp e do Consej acontecem simultaneamente no decorrer dos dias 4 e 5 de agosto. Diversas autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário participaram da abertura dos trabalhos, entre elas o governador de Minas, Aécio Neves, o secretário de Estado de Defesa social, Maurício Campos Júnior, o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda e o presidente do Conselho Nacional de Política Criminal e penitenciária do Ministério da Justiça, desembargador Herbert Carneiro, que representou na solenidade o presidente do TJMG, desembargador Sérgio Resende. Também compareceram à abertura o comandante geral da PMMG, o chefe de Polícia Civil e os secretários de Segurança Pública e Defesa Social de todo o país.

A reunião tem como objetivo discutir políticas públicas e troca de experiências na área de segurança. O secretário Maurício Campos destacou o modelo de gestão integrada em nosso Estado, como uma ótima solução para o combate à criminalidade. Ressaltou a integração do Sistema de Defesa Social com o Sistema de Justiça, com a participação do TJMG, do Ministério Público e da Defensoria Pública.  É o momento e a oportunidade de debatermos o assunto com maior profundidade, com visões mais complexas e variadas.

O governador Aécio neves destacou as ações desenvolvidas pelo Estado de Minas Gerais, a troca de experiência que traz resultados significativos, notadamente na área de Defesa Social pela sua complexidade.

O desembargador Herbert Carneiro falou que este é um momento histórico para a questão da segurança pública. Se Minas tem muito a mostrar para os outros estados, certamente os outros estados também tem boas experiências no campo da segurança. A expectativa é de que todos saiam do encontro com proposições, diretrizes e soluções que venham melhorar a qualidade da segurança pública no Brasil.

Ontem, dia 04 de agosto, o secretário de Defesa Social de Minas Gerais, Maurício Campos, fez uma apresentação sobre o modelo de Gestão Integrada do Sistema de Defesa Social com enfoque na ressocialização dos presos e nas tecnologias e inovações adotadas em Minas Gerais. Hoje, haverá uma discussão sobre a questão dos presos em Delegacias de Polícia.

 

Assessoria de Comunicação

Ascom@tjmmg.jus.br