5ª e 9ª Regiões da PM recebem palestra sobre Justiça Militar

27/06/2022 15h34 - Atualizado em 27/06/22 15h39

Nesta segunda-feira, 27, o presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais (TJMMG), desembargador Cel Rúbio Paulino Coelho, participou do Encontro da Comunidade Operacional em duas Regiões da Polícia Militar de Minas Gerais – na 5ª RPM, em Uberaba, e na 9ª RPM, em Uberlândia. O Cel PM Eduardo Felisberto Alves, chefe do Estado Maior da PMMG, também esteve presente nas duas localidades.

A 5ª RPM é comandada pelo Cel Carlos Frederico Otoni Garcia e é formada por 30 cidades: Água Comprida, Araxá, Campina Verde, Campo Florido, Campos Altos, Carneirinho, Comendador Gomes, Conceição das Alagoas, Conquista, Delta, Fronteira, Frutal, Ibiá, Itapagipe, Iturama, Limeira do Oeste, Nova Ponte, Pedrinópolis, Perdizes, Pirajuba, Planura, Pratinha, Sacramento, Santa Juliana, Santa Rosa da Serra, São Francisco de Sales, Tapira, Uberaba, União de Minas e Veríssimo.

A 9ª RPM é comandada pelo Cel PM Fernando Marcos dos Reis, e abrange 18 municípios – Uberlândia, Araguari, Indianópolis, Tupaciguara, Araporã, Ituiutaba, Santa Vitória, Monte Alegre de Minas, Prata, Capinópolis, Gurinhatã, Ipiaçu, Canápolis, Centralina, Cachoeira Dourada, Estrela do Sul, Cascalho Rico e Grupiara -, além dos distritos de Patrimônio do Rio do Peixe, Amanhece, Chaveslândia, Perdilândia, Martinésia, Cruzeiro dos Peixotos e Tapuirama.

Em ambas as edições do Encontro da Comunidade Operacional, o desembargador presidente do TJMMG proferiu a palestra “Conhecendo a Justiça Militar e a sua importância para as Instituições Militares Estaduais”, na qual os comandantes e militares tiveram a oportunidade de conhecer a história da Justiça Militar, sua missão, visão e valores, bem como a sua competência constitucional.

Ação educativa – Com as palestras realizadas pelo desembargador Cel Rúbio Paulino Coelho nesta segunda-feira, são três as RPM que recebem ações educativas a respeito do papel da Justiça Militar só neste mês de junho. Além da 5ª e da 9ª RPM, no último dia 20 foi a vez da 3ª Região da PMMG receber a Jornada de Direito Militar, que integra o Planejamento Estratégico 2021-2016 desta Justiça Militar (https://tjmmg.jus.br/planejamento-2021-2026/), com vistas a ampliar atuação e comunicação com os jurisdicionados e a sociedade em geral.

A 3ª RPM, comandada pelo Cel Járson Sebástian Hansen Ferreira, abrange uma área territorial de 18 cidades, tendo unidades operacionais em Santa Luzia, Vespasiano, Nova Lima, Ouro Preto, Sabará e Lagoa Santa.

Texto: Esperança Barros (Secom TJMMG)