60 anos da Corregedoria-Geral de Justiça

11/08/2008 14h46 - Atualizado em 11/08/08 14h46

A Corregedoria-Geral de Justiça de Minas Gerais comemora 60 anos de existência. A sua criação aconteceu em dezembro de 1948.

Entre as funções da Corregedoria, está a fiscalização das adoções internacionais, o acompanhamento das inspeções carcerárias, a fiscalização dos cartórios extrajudiciais, além de serviços e projetos de aprimoramento da prestação jurisdicional.

Atualmente, respondem pela Corregedoria, o desembargador José Francisco Bueno, corregedor-geral, e o desembargador Célio César Paduani, vice-corregedor.

Para comemorar a data, várias solenidades foram programadas. No dia 8 de agosto, foi realizada, no auditório do I Tribunal do Júri de Belo Horizonte, a solenidade de entrega da “Medalha de Mérito Desembargador Ruy Gouthier de Vilhena”.

A comenda, criada em 1986, agracia, anualmente, àqueles que prestam ou tenham prestado relevantes serviços à Corregedoria-Geral de Justiça e/ou à Justiça de Primeira Instância do Estado de Minas Gerais. Este ano, a Medalha teve caráter especial, tendo em vista o aniversário da Corregedoria.

A Comissão Especial outorgou a comenda a 65 homenageados, dentre desembargadores, juízes de direito, advogados e servidores da Justiça e de cartórios extrajudiciais.

A cerimônia reuniu representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de familiares e amigos dos homenageados. O presidente do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais, juiz Cel PM Rúbio Paulino Coelho, esteve presente na solenidade.

 

Assessoria de Comunicação

ascom@tjm.mg.gov.br