A saúde em debate: veja no JQ

14/05/2012 14h40 - Atualizado em 14/05/12 14h40


O juiz Alexandre Quintino Santiago analisa as implicações da judicialização da saúde. Em busca da saúde, direitos individuais e coletivos algumas vezes entram em choque. Concessões judiciais de remédios, para o tratamento de uma pessoa, podem pesar no orçamento público, que precisa disponibilizar remédios para todos os cidadãos. Como buscar o equilíbrio entre demandas individuais e necessidades coletivas e como analisar o efetivo direito em uma solicitação judicial por tratamentos? Esse complexo debate, você confere no Justiça em Questão (JQ).

O programa que estreia nesta semana é especial sobre a saúde. Além da reportagem sobre a concessão de remédios e tratamentos por via judicial, você vai acompanhar uma matéria sobre erro médico. A servidora pública Patrícia Helena Silva conta a história de sua mãe e fala sobre a possibilidade da morte da paciente ter sido ocasionada pela administração errada de um medicamento. Ainda nesta edição do JQ, uma iniciativa pública que busca o aumento de recursos para o atendimento público de saúde e o julgamento no Supremo Tribunal Federal sobre o aborto de fetos anencéfalos.

Em estúdio, o juiz da 16ª Vara Cível de Belo Horizonte, Alexandre Quintino Santiago, explica como juízes se preparam para responder a questões relacionadas à saúde.

Confira a grade de exibição do programa:

TV Comunitária

6 (NET) ou 13 (OiTV)

Estreia:

Sábado, 13h

Reapresentações:

Segunda-feira, 18h30

Quarta-feira, 21h30

Quinta-feira, 21h

TV Horizonte

22 (NET) ou 19 (UHF)

Estreia:

Sábado, 13h30

Reapresentações:

Quarta-feira, 3h15

Sexta-feira, 11h

TV Justiça

7 (NET) ou 6 (OiTV)

Estreia:

Domingo, 16h30

Reapresentações:

Segunda-feira, 7h

Quinta-feira, 10h

Acesse também a página do Justiça em Questão no Portal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e também o canal do JQ no Youtube, onde se encontra o acervo de edições, na íntegra.

 


14/05/2012

Fonte: Ascom/TJMG – Unidade Raja Gabaglia