Academia – Apresentação

20/12/2007 12h31 - Atualizado em 10/03/22 19h04
inicio_topo.gif   volta.gif avancar.gif

APRESENTAÇÃO

Todos os atos e fatos que praticamos com suporte permanecem, ao contrário daqueles que não se encontram bem alicerçados. Assim é tudo na vida: as organizações, as sociedades, as famílias, enfim, acreditamos que todos os atos devem ter o suficiente respaldo.

Com esse pensamento, a Diretoria da Academia de Direito Militar, cujos membros subscrevem a presente apresentação, cuidadosamente, preocupou-se com os sustentáculos, pessoais e jurídicos, desta importante sociedade, que terá pela frente um grande caminho a percorrer.

Bem sabemos que o Direito Militar é pouco divulgado, porquanto seu âmbito de aplicação  resume-se ao meio militar: Forças Armadas, Policiais Militares e Bombeiros Militares, sendo, pois, importante termos um foro para debates, notadamente, após o advento da Emenda Constitucional nº 45/2004.

Quando da constituição da Academia, sob a inspiração do Juiz Coronel Paulo Duarte Pereira, juristas notáveis nela se incorporaram, Juízes, Membros do Ministério Público, Advogados e Militares, cada qual com seus conhecimentos e experiências, as quais por certo serão transmitidas à comunidade que se interessar e se dedicar ao Direito Militar.

Assim, foi elaborado, registrado e, no momento, impresso nosso Estatuto, que será nossa lei e que passaremos às mãos de todos os interessados. Nele, encontram-se os primeiros documentos da Academia, seu ato de fundação, os Associados, Patronos, Acadêmicos Fundadores e o Estatuto, sendo um sustentáculo imprescindível para ensinar e aprender.

Belo Horizonte, agosto de 2007.


Presidente – Acadêmico Décio de Carvalho Mitre
1º Vice-Presidente – Acadêmico Paulo Duarte Pereira
2º Vice-Presidente – Acadêmico José Joaquim Benfica
Secretário-Geral – Acadêmico Paulo Tadeu Rodrigues Rosa
1ª Secretária – Acadêmica Silvana Lourenço Lobo
Tesoureiro-Geral – Acadêmico Rúbio Paulino Coelho
1º Tesoureiro – Acadêmico André de Mourão Motta
Bibliotecária – Acadêmica Daniela de Freitas Marques
Orador – Acadêmico Mário Olímpio Gomes dos Santos

inicio_rodape.gif