Academia de Polícia Militar comemora 78 anos e homenageia a mulher

15/03/2012 12h16 - Atualizado em 15/03/12 12h16
08/03/2012

"A Academia de Polícia Militar promoveu, na manhã desta quinta-feira, 8, em suas dependências, à Rua Diábase, 320, Bairro Prado – Belo Horizonte, solenidade para comemorar o seu 78º aniversário de criação. Paralelamente, lembrando a importância da presença feminina nos quadros da Instituição, o comandante do Complexo de Ensino, Coronel Sérgio Brasil, prestou uma homenagem, às mulheres que, hoje, comemoram o seu dia em todo o mundo. 

Durante as atividades, presididas pelo chefe do Estado-Maior da PMMG, Cel Divino de Brito, chamou atenção o desfile da tropa que, sob perfeita sintonia, apresentou armas e fez evoluções por todo o pátio, sob os acordes da Banda de Música da APM. O ponto alto de emoção ficou por conta do momento em que o mestre de cerimônia chamou ao palanque, onde estavam as autoridades, todas a mulheres, militares e civis, que compareceram à solenidade.

QUALIDADE
 
Também presente à cerimônia, o comandante da 1ª Região de Polícia Militar – Comando de Policiamento da Capital, Coronel Luiz Rogério Andrade, disse que “a APM é, sem dúvida alguma, referência em todo o País e em países da América Latina, não só por sua extensa lista de cursos mas por seu histórico de grande comandantes. Ela é o berço de ensino da Polícia Militar e, nesse momento, comemoramos não só os 78 anos de sua criação, mas os 78 anos de seu sucesso em formar policiais militares, altamente profissionais e preparados para prestar um serviço de qualidade aos mineiros".

“Fazer menção ao Dia Internacional da Mulher foi de extremo bom gosto”, destacou o diretor-social do Clube dos Oficiais da PM – COPM, Cel do Quadro de Oficiais da Reserva Válter Lucas, que representou o presidente do Clube, Cel QOR Edvaldo Piccinini. Ladeado pelos coronéis Brito, Brasil, Eduardo, e pelo chefe do Estado-Maior do Corpo de Bombeiros Militar, Cel Gamaliel, o diretor-social disse que as mulheres são, hoje, “parte imprescindível” do efetivo da Corporação. 

Mais adiante, Válter Lucas lembrou que “ao longo dos anos, a APM vem-se preparando para enfrentar os desafios que surgem, enfrentando a criminalidade com o objetivo de aumentar a segurança da  população e fazendo a manutenção da paz. Para isso, é necessário que o policial militar, do soldado ao coronel, seja preparado com uma grande gama de conhecimentos nas áreas técnico e estratégica, sem deixar de se aprofundar nas questões dos direitos humanos”.

Já o diretor-geral do Instituto de Previdência dos Servidores Militares de Minas Gerais – IPSM, Cel QOR Eduardo Mendes, ressaltou que a APM sempre foi um marco na PMMG, principalmente depois que, a partir dos anos 80, o Curso de Formação de Oficiais – CFO tornou-se equivalente ao curso superior. 

Agora, com a exigência do 3º grau para candidados que desejam ingressar na Instituição, demonstra que a Polícia Militar está sempre preocupada em aprimorar o policial militar, que é formado no Complexo da APM. Estamos no caminho certo e é assim que continuaremos sendo exemplo para todo o País", conclui o diretor-geral do IPSM.

"A Academia é muito valorizada no cenário nacional também por investir em educação continuada. Somos sempre referenciados por investir muito no profissionalismo dos policiais. Reciclar os militares significa uma melhor prestação de serviços nas ruas”, explicou o Major Cristo, chefe do Centro de Treinamento Policial. 
"Vejo a APM como uma grande vitrine dos nossos serviços. À frente do Centro de Administração de Ensino, que funciona como uma prefeitura da Academia, cuidando da parte logística, orçamentária, financeira e apoiando os outros centros, tenho a oportunidade de perceber como é grande e importante o trabalho desenvolvido por esta instituição de ensino", destacou o Major Baracho, chefe do Centro de Administração de Ensino. 

MAIS EMOÇÃO
 
Tão emocionante quanto a homenagem prestada às mulheres, foram as músicas executadas pela  Banda da APM, regida pelo Tenente Rinaldo Tavares. Uma delas, Planeta Sonho, do 14 Bis, mereceu um novo arranjo do aluno Eleônio, do Curso de Habilitação de Oficiais – CHO e foi exaustivamente aplaudida. “Deu trabalho, mas o resultado que todos viram aqui. Fez parecer que valeu a pena”, disse  Eleônio.

O Tenente Tavares, por sua vez, afirmou que as bandas da Corporação estão repletas de talentos, que vestem a camisa das atividades musicais com orgulho. Há 24 anos na PM, sendo 23 deles na APM, o oficial enfatizou que participar dos 78 anos de criação do Complexo é uma das melhores coisas que poderiam lhe acontecer. “Tudo porque, aqui, fui 1º, 2º e 3º subtenentes e, depois, tenente. Estou fechando minha carreira com chave de ouro”, concluiu. 

DIA INTERNACIONAL DA MULHER
 
"Ser homenageada pela Academia de Polícia Militar é motivo não só para comemorar, mas também para agradecer à Corporação que tão bem nos acolheu. Nós, mulheres, que representamos mais de 30 anos da história da PMMG, somos, hoje, um projeto de sucesso."
Coronel Neuza Maria Mendes – Diretora de Saúde

"Acredito que a grande contribuição que a mulher trouxe à Polícia Militar é justamente essa diferença de visão que o sexo feminino tem. A mulher veio para complementar o trabalho do homem. Visões diferentes sobre um mesmo fato ajudam no melhor desenvolvimento da Corporação."
Tenente Polyana – Chefe de Curso da Escola de Formação de Oficiais

"Humanização. Para mim, esse é o grande ganho que a Polícia Militar teve com a inclusão da mulher em seus quadros. A presença feminina comprovou que é possível ter mais sensibilidade, sem perder com isso em rigidez e disciplina. Acredito que a mulher exerceu e exerce papel primordial na Corporação, no sentido de que, a todo momento, demonstra como perfeitamente possível o casamento entre a administração do lar e a competência no trabalho, o profissionalismo e a serenidade e a polidez." 
Tenente Ana Paula – Assessora de Comunicação Organizacional da APM"
 
 
  

PRADO – APM comemora 78 anos e homenageia a mulherPRADO – APM comemora 78 anos e homenageia a mulher

 
Fonte: Portal da PMMG  
Alexandre França/Sheila de Ângelis
Fotos:  Sgt Valdécio