Alberto Pinto Coelho é o novo Governador do Estado de Minas Gerais

10/04/2014 18h28 - Atualizado em 10/04/14 18h28

Governador AlbertoPCoelho

 

O vice-governador assumiu o cargo no dia 04/04/2014.

Alberto Pinto Coelho nasceu em 1945, em Rio Verde no Estado de Goiás e aos três anos de idade retornou com sua família para Minas Gerais. É filho do professor e advogado militante Dr. Alberto Pinto Coelho, um mineiro de Manhuaçu casado com dona Abigail, mineira de São Domingos do Prata, professora primária. O pai, Alberto Pinto Coelho, presidiu a Assembleia Legislativa de Goiás entre 1947 e 1948. De herança deixou para o filho Alberto a habilidade, a ponderação, o gosto pela articulação política, a capacidade de trabalho, o amor pelos livros e o espírito público.

O governador é graduado em Administração de Empresas. Ao longo de sua vida profissional, acumulou mais de 30 anos de experiência no Setor de Telecomunicações, sendo 27 em gestão de empresa estatal. Ocupou cargos de alta gerência e de diretoria nas áreas de gestão administrativa, comercial, planejamento operacional e de marketing. Foi representante do Ministério das Comunicações em Minas Gerais e comandou o Dentel-MG.

Seus primeiros passos na política foram orientados pelo saudoso Embaixador José Aparecido de Oliveira, com quem dividiu o gosto pelo diálogo, a solidariedade e a habilidade na construção de consensos. Foi a conjunção dessas qualidades, atreladas a experiência de gestão pública, que conduziram Alberto Pinto Coelho ao mesmo cargo em Minas Gerais que o pai alcançou em Goiás, a Presidência da Assembléia Legislativa, em 2007, reeleito para o mesmo cargo em 2009 com 74 dos 77 votos. Alberto Pinto Coelho assumiu também a presidência do Colegiado de Presidentes das Assembleias Legislativas do País.

Alberto Pinto Coelho é presidente do Partido Progressista (PP), em Minas Gerais, e exerceu quatro mandatos parlamentares, sendo votado em 750 dos 853 municípios mineiros. Durante 16 anos de Parlamento, Alberto Pinto Coelho foi ainda presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia; líder de bancada; líder do governo Itamar Franco; 1º-vice-presidente; e líder do governo Aécio Neves. Entre os Projetos de Lei de sua autoria estão o que criou o Pró-Confins e o Projeto de Lei que trata da Política Estadual de Resíduos Sólidos.

Em outubro de 2010, Alberto Pinto Coelho foi eleito vice-governador.
No último dia 04, ao assumir o cargo de governador, disse que continuará empreendendo os programas e projetos do Governo do Estado de Minas Gerais, como fizeram a administração Aécio e Anastasia.

 

ASCOM, com informações disponíveis em http://www.mg.gov.br/governomg/portal/c/governomg/governo/5796-governador/522677-biografia-alberto-pinto-coelho/5794/5241