Aniversário da 15ª RPM é marcado por palestra sobre a Justiça Militar

26/08/2022 15h09 - Atualizado em 26/08/22 15h10

Nesta sexta-feira, 26, a 15ª Região da Polícia Militar – 15ª RPM marcou seus 15 anos de criação com uma solenidade alusiva, seguida da realização de um Encontro da Comunidade Operacional – ECO no município de Teófilo Otoni. Os dois eventos no auditório do Jequitinhonha do 19º BPM, e o presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais – TJMMG, desembargador Rúbio Paulino Coelho, convidado do evento, abriu a sequência de palestras da programação.

A solenidade de comemoração pelos 15 anos da 15ª RPM contou com a presença de autoridades, como o Cel Eduardo Felisberto Alves, chefe do Estado Maior da PMMG, e o desembargador Carlos Henrique Perpétuo Braga, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Durante o evento, foi realizada a outorga da Medalha de Mérito Militar.

Na sequência, foi realizado o Encontro da Comunidade Operacional, na qual o presidente do TJMMG apresentou a palestra “Conhecendo a Justiça Militar e a sua importância para as Instituições Militares Estaduais”. O Cel Edmar Pinto de Assis, a promotora de justiça Maria Sant’Anna, e o tenente Cel Flávio Santiago, chefe do Centro de Jornalismo Policial (CJP) da PMMG, foram os demais palestrantes da programação.

Nordeste mineiro – Criada pela Resolução nº 3.927, de 27 de abril de 2007, a 15ª RPM possui abrangência territorial sobre 60 municípios, com 55,6 mil km² de extensão geográfica, e surgiu para coordenar as ações de polícia ostensiva e preservação da ordem pública nos Vales do Mucuri, São Mateus e Jequitinhonha, no nordeste mineiro.

A referida Unidade de Direção Intermediária (UDI) é responsável, perante o Comando-Geral, pela coordenação, controle e emprego operacional das Unidades que a compõem, e tem sob a sua subordinação direta quatro Unidades de Execução Operacional – o 19° Batalhão de Polícia Militar (19º BPM), em Teófilo Otoni; o 44º BPM, em Almenara; o 70° BPM, em Araçuaí; e a 24ª Companhia de Polícia Militar Independente (24ª Cia PM Ind), em Nanuque. Atualmente, a 15ª RPM está sob o comando do Cel PM Sandro Heleno Gomes Ferreira.

Texto: Secom TJMMG