Berenice Abrantes expõe no fórum de BH

06/06/2012 18h49 - Atualizado em 06/06/12 18h49


A exposição Recortes, vida vivida, com colagens e pinturas da artista plástica Berenice Abrantes, é a atual mostra da Galeria de Arte do Fórum Lafayette e poderá ser visitada até 26 de junho, das 8h às 18h. O endereço da galeria é Avenida Augusto de Lima, 1.549, Barro Preto.

Berenice tem a terra natal como fonte de inspiração de suas obras. “Busquei as folhas no pomar de minha infância”, diz a artista plástica, que é natural de Águas Formosas, 615 km ao norte de Belo Horizonte. “Os elementos água, céu, flor, árvore, campo, pessoas do campo, são referências de minha infância, que vivi intensamente.”

Ela explica que sua obra se divide em duas fases. A primeira é a da pintura, em que trabalha com a memória de sua infância no campo. A segunda fase iniciou-se há oito anos, quando retornou ao lugar onde viveu a infância, mas com outros olhos, e trouxe elementos como folhas, madeira e sucata, que acrescentou a seu trabalho. “Como não pude trazer o rio, o pomar de minha terra, tenho eles em minha memória”, revela Berenice.

A galeria integra o Espaço Cultural Fórum Lafayette, coordenado pela Ascom do Fórum Lafayette, com o apoio da Direção do Foro da comarca de Belo Horizonte.

Formação

Berenice Abrantes é graduada em artes plásticas pela Escola Guignard, da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg).

Exposições

Coletivas: Espaço Cultural Henfil e Escola Guignard (1991 e 1993); Galeria de Arte Paulo Campos Guimarães, Escola Guignard (1997); Terceira Mostra de Artes Plásticas do Centro de Referência Audiovisual (Crav); Primeiro Salão da Primavera da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (2000); Sexta Mostra de Artes Plásticas da Justiça Federal, Minas Gerais (2001).

Individuais: Tribunal de Justiça de Minas Gerais (pinturas, 2002); Espaço Cultural Henfil, Câmara Municipal de Belo Horizonte (pinturas, 2003); Galeria de Arte Sesiminas, BH (pinturas, 2004); Centro Cultural da Universidade Federal de Minas Gerais (esculturas, 2006); Galeria Guimarães Rosa, Câmara Municipal de Belo Horizonte (reproduções digitais, 2009).

06/06/2012

Fonte: Ascom – Fórum Lafayette

Ascom – TJMMG