Bombeiros realizam operação 07 de Setembro

05/09/2010 11h58 - Atualizado em 05/09/10 11h58
Terá início às 14h desta sexta-feira (03/09) a “Operação Independência” do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Será empregado um efetivo diário de 830 militares, dispostos em 360 viaturas e 01 helicóptero. Serão realizadas atividades preventivas de socorro e de salvamento, solicitadas e ou necessários à proteção da população durante as celebrações da Independência do Brasil. Os trabalhos incluem vistorias nos locais com grande concentração de pessoas, implantação de pontos-base nas rodovias, vistorias de fiscalização e operações de prevenção aquática em balneários e demais procedimentos aqui estabelecidos. A operação será encerrada à meia-noite do dia 07 de setembro. 
 
A novidade neste ano é o início de execução do projeto-piloto de Ponto Base na Rodovia BR 381, entre as cidades de Nova União e João Monlevade. O ponto será instalado nas instalações desativadas do Posto da Receita Estadual e entrará em atividade de imediato, sendo avaliado por um período de sessenta dias. 
 
O projeto representa uma nova concepção operacional e visa reduzir o tempo de resposta das equipes de bombeiros, além de minimizar os custos das operações. Servirá também como ponto de apoio para operações com aeronaves no transporte de pacientes. No ponto base serão lançados uma unidade de Resgate e um veículo de multi-emprego que permite realizar ações de salvamento e combate a incêndio, reduzindo a necessidade de efetivo e aumentando a eficiência da resposta.
 
Fonte:  Superintendência de Imprensa do Governo do Estado de Minas Gerais