CBMMG concede Comenda Bombeiro Honorário ao presidente do TJMMG

01/07/2022 17h30 - Atualizado em 04/07/22 14h45

No próximo sábado, 2, celebra-se o Dia Nacional do Bombeiro, e antecipando a data foi realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) uma solenidade nesta sexta-feira, 1° de julho, na Cidade Administrativa de Minas Gerais, homenageando diversas personalidades. O Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais esteve entre os agraciados com o presidente, desembargador Cel PM Rúbio Paulino Coelho, que foi o grande homenageado do evento recebendo a Comenda Bombeiro Honorário, e a servidora Kely Cristina Barbosa Machado, que recebeu Medalha de Ordem do Mérito Imperador Dom Pedro II.

“Para que possamos servir e atender a população das alterosas com excelência e eficiência, necessitamos, muitas vezes, de colaboradores que trabalham em prol do bem comum, partilhando dos ideais e valores institucionais, fomentando o aprimoramento da nobre missão de salvar vidas. Desta forma, hoje, temos a satisfação de conceder a Comenda Bombeiro Honorário ao desembargador presidente do TJMMG, Cel PM Rúbio Paulino Coelho”, anunciou o cerimonial do evento.

A comenda foi regulamentada pela Resolução n° 101 de 2003, e é representada por um capacete histórico da instituição na cor branca, modelo utilizado ao longo de muitos anos pela corporação no serviço operacional de combate a incêndio. Ela foi entregue ao presidente do TJMMG pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, coronel Edgard Estevo, que chamou ao palco todos os comandantes do CBMMG para homenagear o desembargador, uma forma de representar a corporação em sua totalidade na entrega da comenda, e o que acabou por render um dos momentos mais emocionantes de toda a solenidade.

“Queremos agradecer e destacar o nosso Bombeiro Honorário deste ano, desembargador Cel Rúbio Paulino Coelho, além de um amigo, um protagonista do exemplo de militar estadual que ao longo de sua carreira zelou pela Polícia Militar e valorizou o Corpo de Bombeiros Militar. Sua atuação no Tribunal de Justiça Militar se mostra cada vez mais inspiradora a cada um de nós”, destacou em seu discurso o comandante-geral do CBMMG.

Outro ponto alto do evento foi o lançamento do Distintivo do Militar Veterano – DMV, com a entrega dos primeiros distintivos ao sargento João Batista da Silva, de 96 anos, veterano mais antigo da instituição, e ao coronel BM Celso Sérgio Ferreira, citado como um ícone para a corporação. Junto houve a assinatura da Resolução dos Veteranos, que regula as atividades do Dia dos Veteranos, celebrada anualmente em 26 de junho.

Durante a cerimônia também foi entregue a Medalha de Ordem do Mérito Imperador Dom Pedro II a diversas personalidades civis e militares, entre elas a oficial judiciária Kely Cristina Barbosa Machado, do TJMMG. Instituída pelo decreto estadual 43.194/2003, a medalha é a maior honraria da instituição entregue a personalidades e autoridades escolhidas por um conselho formado pelo alto comando da corporação.

“Hoje é dia de reconhecer e agradecer a todos que nos ajudam a cuidar do nosso Corpo de Bombeiros”, ressaltou o Cel Estevo, agradecendo cada militar agraciado em “reconhecimento pelos ótimos serviços prestados” e “autoridades de outros poderes que se empenham de forma diferenciada a ajudar no dia a dia com o fortalecimento da corporação”.

“Nossa continência a cada um dos agraciados nesta data, por cuidarem de cada detalhe de nossa instituição, inclusive do emocional e do espiritual de cada bombeiro militar”, reforçou, finalizando com uma mensagem direta a todos os homenageados do dia: “Caros agraciados, levem esta comenda com o sentimento de que fazem parte da história de nossa corporação e que levam consigo uma parte de nosso coração”.

Texto: Esperança Barros (Secom TJMMG)