Circuito Cultural Praça da Liberdade volta a abrir o observatório astronômico

11/05/2012 15h30 - Atualizado em 11/05/12 15h30


O terraço astronômico do Espaço TIM UFMG do Conhecimento, que integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade, foi reaberto para visitas e observações, aproveitando a ausência de chuvas e a boa visibilidade do céu que se deve  estender até novembro. Segundo especialistas, esta é a época do ano ideal para observar e explorar os corpos celestes.

O espaço conta com telescópios potentes e equipe pronta para responder às questões do público. As observações acontecem todas as quintas-feiras, das 19 às 21 horas, e são acompanhadas e comentadas pela equipe de astronomia do museu. O acesso é gratuito, mas limitado a 120 participantes. Para acesso, é necessário retirar uma senha.

Curso – Para quem deseja mais do que apenas observar o céu, o Espaço TIM UFMG do Conhecimento vai oferecer curso sobre astronomia, entre os dias 15 de maio e 26 de junho. Ele será divido em sete módulos e acontecerá sempre às terças-feiras, também das 19 às 21 horas. Cada módulo será ministrado por um especialista, que utilizará os recursos audiovisuais do planetário e a estrutura do terraço astronômico. As aulas abrangerão desde o Sistema Solar até a cosmologia Maia e o proclamado fim do mundo.

Voltado para o público jovem e adulto, o curso demanda apenas os conhecimentos básicos adquiridos no Ensino Médio. As inscrições podem ser feitas pelo site www.espacodoconhecimento.org.br

10/05/2012

Fonte: Diário Oficial – Minas Gerais