Comando de Policiamento da Capital comemora 36 anos

04/06/2012 17h00 - Atualizado em 04/06/12 17h00


O Comando de Policiamento da Capital (CPC) comemorou seu 36º Aniversário com uma cerimônia no Grande Teatro do Sesc Palladium, no centro de Belo Horizonte, e uma peça teatral "Os Sem Vergonhas", produzida por Silvio Amaral e Maurício Canguçu, da Cangaral Produções. A cerimônia contou com as presenças do comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Cel Márcio Martins Sant’Ana e do chefe do Estado-Maior, Cel Divino Pereira de Brito.

O comandante do CPC, Cel Rogério Andrade, agraciou, com o prêmio "Guardião Belorizontino", os policiais militares que se destacaram pelo profissionalismo, dedicação, compromisso, honestidade e empenho na prestação de um serviço público de segurança com qualidade. Na ocasião, foram também homenageados, com o diploma de "Colaborador Benemérito," autoridades, empresários, e demais representantes da sociedade civil que contribuíram e tem contribuído com a promoção da paz na cidade de Belo Horizonte, juntamente com a PMMG.

O comandante-geral foi especialmente homenageado com o prêmio "Guardião Belorizontino", juntamente com o chefe do Estado-Maior e os demais coronéis da Polícia Militar, que apoiam a Primeira Região na implementação de políticas de Segurança Pública.

Histórico

Instalado há 36 anos, e hoje responsável pela segurança de aproximadamente 2 milhões e 300 mil habitantes em 488 bairros de Belo Horizonte, o Comando de Policiamento da Capital tem profundo compromisso com os valores da liberdade, cidadania e igualdade de cada ser humano que, nas reverenciadas alterosas das Minas Gerais, seguem caminhando e construindo uma cidade, um estado e um país melhor. Em mais uma demonstração desse compromisso, foi entregue o Diploma de Colaborador Benemérito para honrar os cidadãos que se juntaram à Polícia Militar na defesa desses valores. Nesse ano, foram prestigiados representantes da SEDS, Polícia Civil, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, Fecomercio/MG, CDL/BH, Senai/MG, Associação dos Comerciantes do Hipercentro de BH, Rádio Itatiaia, ACMinas e Drogaria Araújo.

A história da Unidade foi construída por oficiais e praças que se empenharam, por meio da segurança pública, em proporcionar que a cidade de Belo Horizonte registrasse seus feitos e escrevesse sua história com segurança e paz social. Pela valiosa contribuição, foram homenageados, com o Prêmio Guardião Belorizontino, os ex-integrantes do Comando de Policiamento da Capital.

O Comando de Policiamento da Capital, na esteira das mudanças sociais, tem se adaptado e essas demandas, balizando suas ações no conceito de Segurança em Rede, tendo sua operacionalidade pautada pelo modelo de Policiamento Local Integrado e Sustentável. A Segurança Pública se constrói em uma atuação conjunta dos diversos setores sociais como a mídia, a escola, a comunidade acadêmica, as associações patronais e de classe, as demais instituições dos Poderes Públicos Municipais, Estaduais e Federais e a família, que é a base de qualquer sociedade.

04/06/2012

Fonte: PMMG

Ascom – TJMMG