Comemoração dos 40 anos do Palácio da Inconfidência

20/03/2012 09h32 - Atualizado em 20/03/12 09h32

 19/03/2012

 

almg.jpgNo último dia 13, por iniciativa do presidente da Assembleia de Minas, deputado Dinis Pinheiro, foram comemorados os 40 anos da construção do Palácio da Inconfidência. O Palácio da Inconfidência foi tombado como patrimônio cultural de Belo Horizonte em 2009.


O evento, realizado na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG), homenageando a referida obra de arquitetura e engenharia, contou com ampla programação, incluindo a assinatura do convênio entre a ALMG e a Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, prevendo a microfilmagem e digitalização do acervo documental da Assembleia Legislativa Provincial; Reunião Especial em comemoração dos 40 anos do Palácio da Inconfidência e lançamento do “Catálogo de Bens Tombados da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais”; e a abertura da Exposição “Bens Tombados da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais”.


Na Galeria de Arte, podem ser vistos móveis especiais hoje em setores de acesso restrito; e uma réplica do painel "Do Descobrimento ao Ciclo do Café", da artista plástica Yara Tupynambá, cuja obra original será restaurada e instalada no local. No térreo, próximo ao Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), sofás Maralunga e Navona. No Salão Nobre, móveis e lustres. No andar SE, poltronas e mesas no Salão Vermelho, espaço restrito aos deputados; e, no Plenário, mesas e cadeiras dos parlamentares e luminárias. Um tapete vermelho marca todo o circuito.

 

ASCOM – TJMMG
Fonte: ALMG