Computadores “Verdes” serão adquiridos pelo TJM

09/12/2008 15h59 - Atualizado em 09/12/08 15h59
O procedimento licitatório nº 018/2008  publicado pelo TJM-MG no dia 05 de dezembro de 2008 exige que os computadores possuam a certificação EPEAT.

A certificação EPEAT, lançada há dois anos pelo Conselho de Eletrônicos “Verdes” (GEC, na sigla em inglês), uma organização sem fins lucrativos em Portland, no estado de Oregon, consiste em um programa voluntário dedicado a fornecer padrões para computadores ecologicamente corretos (Verdes), assim como para manter o lixo eletrônico fora de aterros, destino normalmente dado a esses materiais.

A EPEAT define 51 critérios ecológicos para o processo de produção de computadores e monitores, minimizando o impacto ambiental proveniente dos processos de  fabricação e destino destes equipamentos no final da vida útil.

Dentre os critérios da EPEAT, destaca-se a imposição de limites para o uso de substâncias como o Cádmio, e o uso de materiais recicláveis nas embalagens. Em 2007, apenas 22% das vendas globais de computadores e monitores no mundo possuíam o Selo. 

Segundo o relatório do programa, a redução de chumbo com as ações propostas foi o equivalente a encher mais de 480 mil termômetros.

Além da redução de materiais tóxicos, os computadores e monitores com EPEAT economizam cerca de 42,2 bilhões de quilowatt-hora de eletricidade ao longo da sua vida útil, significando 3,31 milhões de toneladas a menos de emissões de gases de efeito estufa que nos equipamentos não certificados.

Fonte: Duetto (Scientific American Brasil)