Conselheiro do CNJ visita Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais

21/09/2022 16h40 - Atualizado em 21/09/22 17h51

O Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais – TJMMG recebeu nesta quarta-feira, 21, a visita do conselheiro Marcos Vinícius Jardim Rodrigues, do Conselho Nacional de Justiça – CNJ. Ele está em seu segundo mandato no CNJ, para onde foi reconduzido em maio deste ano para ocupar uma das duas vagas indicadas pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB.

Marcos Vinícius Jardim Rodrigues foi recepcionado no final da manhã pelo presidente do TJMMG, desembargador Rúbio Paulino Coelho, e pelo desembargador James Ferreira Santos. Conheceu o setor de Gestão Documental do Tribunal e foi recebido também na sala da presidência, onde foram conversados assuntos referentes às atividades da Justiça Militar mineira.

No início da tarde, quando da sessão do Tribunal Pleno, o conselheiro foi apresentado aos demais desembargadores – Fernando Galvão, vice-presidente; Sócrates Edgard dos Anjos, corregedor; Osmar Duarte Marcelino; Jadir Silva e Fernando Armando Ribeiro. O presidente destacou a satisfação em estar recebendo o convidado na sede do Tribunal, citando a importância do CNJ como referência para o Poder Judiciário. “O CNJ tem uma importância muito grande de controle, de coordenação e acompanhamento de nossas atividades”, destacou Rúbio Paulino Coelho.

Natural do Acre, onde se graduou em Direito pela Universidade Federal, Marcos Vinícius Jardim Rodrigues é pós-graduado em Direito Público pela Faculdade Integrada de Pernambuco – Facipe, e pós-graduando/MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas/RJ. “O conselheiro tem uma vasta experiência e conhecimento do Poder Judiciário no Brasil, não só pelas andanças como advogado atuante, mas principalmente como conselheiro, então tem uma visão muito realista das diferenças regionais desse imenso Brasil no que diz respeito ao Poder Judiciário”, pontuou o desembargador presidente.

Em sua fala ao Pleno, o conselheiro destacou a importância da Justiça Militar estadual e o exemplo de pragmatismo que o TJMMG dá ao judiciário brasileiro. Neste sentido, ressaltou que levará aos demais integrantes do CNJ o exemplo a ser seguido por outros tribunais em relação à gestão documental implementada pelo TJMMG.

“No pouco tempo que passei aqui, realmente constatei a seriedade do trabalho deste Tribunal. Eu, que fui presidente fundador da Comissão de Gestão Documental e de Memória do Poder Judiciário do CNJ, saio encantando com o trabalho que vocês têm realizado, que é importantíssimo para a história do TJMMG, para o Estado de Minas Gerais, mas principalmente para a história do próprio Brasil”, elogiou. “Preservar a história do Poder Judiciário brasileiro é preservar a história da nossa nação, e vocês têm feito isso com muita galhardia”, completou o representante do CNJ, que parabenizou a Justiça Militar de Minas Gerais por ter alcançado o primeiro lugar na categoria Justiça Militar Estadual do Ranking da Transparência 2022.

Com a palavra franqueada aos demais magistrados, o desembargador Fernando Armando Ribeiro também manifestou a satisfação em estar recebendo a visita do conselheiro, agradecendo a sempre atenciosa recepção do CNJ às causas do TJMMG.

Texto: TJMMG