Cursos do CEAJud serão disponibilizados para toda a sociedade

12/02/2014 17h17 - Atualizado em 12/02/14 17h17

ceajud

Imagem: reprodução/CNJ

Os cursos a distância oferecidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aos servidores do Poder Judiciário estarão em breve à disposição de toda a sociedade. “Nossa intenção é compartilhar experiências e promover a gestão do conhecimento, não apenas dentro do Poder Judiciário, mas para todos aqueles que têm interesse em se aperfeiçoar”, explicou o chefe do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário (CEAJud), Diogo Albuquerque Ferreira. O projeto foi batizado de Cursos Abertos e Gratuitos para a Sociedade.

Para isso, o conteúdo hoje ministrado pelo CEAJud está sendo adaptado para ser oferecido na modalidade autoinstrucional, em que não é necessária a participação direta de professores e tutores. Nessa modalidade, o processo de aprendizado é feito por meio de materiais didáticos e cada aluno é responsável pelo seu ritmo de aprendizagem, de acordo com a sua disponibilidade de tempo.

Na sexta-feira (14/2), serão abertas as inscrições para um projeto-piloto, em que serão oferecidas 50 vagas para quatro cursos: Improbidade Administrativa, Orçamento Público, Licitações e Contratos e Novo Acordo Ortográfico. Após o projeto-piloto, o CEAJud pretende disponibilizar cursos relacionados às áreas do Direito, Gestão, Tecnologia e Responsabilidade Social.

“Estamos desenvolvendo cursos inéditos para esse projeto. Um deles visa explicar ao cidadão sem formação jurídica o funcionamento do Poder Judiciário e o papel do CNJ nesse contexto”, afirmou o chefe do CEAJud. Temas de interesse da sociedade, como Direito da Infância e Juventude, Direito de Família e Direito Trabalhista, também farão parte da iniciativa.

Os cursos do projeto-piloto começam no dia 24 e terão duração máxima de 30 dias. A carga horária será de 15 horas/aula, divididas em 3 a 4 módulos. As inscrições poderão ser feitas no endereço www.cnj.jus.br/eadcnj. Os alunos inscritos receberão um e-mail de confirmação para acessar o ambiente virtual de aprendizado na data de início do curso. No ambiente virtual, os alunos terão acesso a informações sobre o curso, ao material didático e a tutoriais de navegação no ambiente de aprendizado.

O material didático será composto por arquivos em PDF, vídeo-aulas e telas animadas, que ficarão disponíveis 24 horas no ambiente virtual. “O aluno poderá acessar o conteúdo a qualquer momento no prazo de 30 dias, que é o prazo máximo para conclusão do curso. Mas ele pode terminar antes, tudo depende do seu ritmo de estudo e aprendizagem”, destacou o chefe do CEAJud.

Ao final de cada módulo, os alunos passarão por uma avaliação e precisarão acertar ao menos 80% das questões para terem acesso ao módulo seguinte. Cumpridos todos os módulos e requisitos, os alunos serão considerados aprovados e receberão uma declaração de conclusão do curso.

Por Tatiane Freire
Agência CNJ de Notícias