Desembargador Fernando Armando Ribeiro é homenageado pelo TJMMG.

02/06/2022 09h45 - Atualizado em 02/06/22 11h29

Na tarde desta quarta-feira, 1º/6, o presidente do Tribunal de Justiça Militar, desembargador Rúbio Paulino Coelho, após sessão do Tribunal Pleno, dirigiu a solenidade de inauguração do retrato do ex-presidente do TJMMG, desembargador Fernando Armando Ribeiro, e da placa de homenagem à sua gestão (biênio 2020/2021) na galeria dos ex-presidentes do Salão Nobre do Órgão.

(o box acima contém várias imagens, role para a direita para visualizá-las, clique para ampliá-las)

O presidente, em seu pronunciamento, ressaltou o brilhantismo e a eficiência da última gestão ao conduzir a Instituição durante todo o período delicado da pandemia do Covid-19, provocando adaptações, inovações e novos protocolos de trabalho que foram incorporados com sucesso.

Ressaltou ainda a importância da Justiça Militar para o saneamento das instituições militares que mantém, em seu grande efetivo, policiais armados responsáveis por operações em todo o Estado.

O presidente finalizou seu pronunciamento destacando a presença do ex-presidente Décio de Carvalho Mitre – que se aposentou no ano de 2007 – nomeando todos os demais que aqui deixaram a sua contribuição para o fortalecimento desta instituição.

O ex-presidente, desembargador Fernando Armando Ribeiro, em seu discurso afirmou: “Para mim, particularmente, será sempre um feliz e poético descortino, deparar-me vez por outra, a caminho das sessões, com essa minha imagem, esse outro eu aqui registrado que estará sempre presente, mesmo quando eu já não estiver.

Não podemos nos esquecer, contudo, que num retrato sempre se deixa parte de si mesmo para trás, e as visíveis mudanças de traços que vão se destacando com os anos não são senão a ponta visível de um imenso iceberg de mudanças que nos circundam e nos modelam no caudaloso rio da vida.

Muito mais que o orgulho de vê-lo inserido em galeria tão ilustre, esse retrato representará para mim uma lembrança perene das faces de todos os que estiveram comigo durante essa travessia, na qual colhemos desafios, alegrias e, sobretudo, um vasto aprendizado.”

(leia o discurso na íntegra em https://www.recantodasletras.com.br/discursos/7528705)

Doutor em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002), pós-doutor pela Universidade da Califórnia-Berkeley (EUA), o desembargador Fernando José Armando Ribeiro é professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e professor colaborador da Faculdade de Direito Milton Campos. Ele é membro da Academia Mineira de Letras Jurídicas (Cadeira 34) e membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais. Tem atuação na área do Direito, com ênfase em Hermenêutica Jurídica, Direito Público e Filosofia do Direito e Direito Militar.

Compuseram a mesa de honra, o vice-governador do Estado de Minas, Paulo Brant; os desembargadores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, presidente eleito do TJMG, José Arthur Filho; o 2º vice-presidente, desembargador Tiago Pinto; o 3º vice-presidente, desembargador Newton Teixeira Carvalho; o corregedor-geral de Justiça, desembargador Agostinho Gomes de Azevedo; o desembargador Maurício Pinto Ferreira, vice-presidente sócio cultural e esportivo da Associação dos Magistrados Mineiros; o presidente da Associação dos Magistrados das Justiças Militares Estaduais, desembargador Getúlio Corrêa; e os membros do Pleno do TJMMG.  Também prestigiaram a solenidade autoridades civis, militares, familiares do desembargador Fernando Armando Ribeiro e servidores do TJMMG.

Veja todas as fotos no banco de imagens: https://tinyurl.com/24lzaorm

Secom/TJMMG