Duas unidades históricas da PMMG completam 80 anos

17/07/2012 13h41 - Atualizado em 17/07/12 13h41

 

Neste mês de julho, dois batalhões históricos da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) comemoram 80 anos de criação.

Lavras viveu, no dia 12 de julho, uma noite única ao som da Banda de Música do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM). O concerto abrilhantou as comemorações dos 80 anos da Unidade. Os músicos apresentaram um repertório que passou por obras regionais e chegou a clássicos nacionais e internacionais, com participação da Banda de Música da 4ª Região do Exército – 12º Batalhão de Infantaria e do tenor, subten da Reserva do Exército, Jamir Gomes. A noite musical teve regência do maestro da Banda de Música do 8º BPM, 1º Ten Cássio Peres.

O músico mais antigo do 8º BPM, subten Antônio Caetano, 94 anos, foi homenageado, pelo comandante do 8º BPM, tenente coronel Antônio Claret dos Santos, que também entregou prêmios aos três primeiros lugares do Concurso Cultural de Redação, realizado em escolas das redes pública e particular, das 25 cidades da área de atuação da Unidade.

O 9º BPM, com a participação do comandante-geral da PMMG, Cel Márcio Martins Sant’Ana, comemorou, em uma solenidade, seus 80 anos de criação. Estiveram presentes, ainda, o chefe do Gabinete Militar do Governador, Cel Luis Carlos Dias Martins, o comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Ar – EPCAR, brigadeiro-do-ar Waldeísio Ferreira Campos, o comandante da 13ª Região de Polícia Militar, Cel Ricardo Matos Calixto, e o comandante do 9º BPM, major Walter Rodrigues Nunes, além de membros dos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e convidados.

Durante a solenidade dos 80 anos, aconteceram algumas homenagens, dentre elas foi homenageado o oficial e a praça mais antiga da Unidade, realizada a outorga das medalhas “Mérito Profissional”, Grau Prata e Bronze, além da entrega, pelo Cel Sant’Ana, de duas viaturas à companhia vencedora do Torneio Operacional. Ponto de emoção durante esta solenidade foi a homenagem aos cães Zambo e Flay pelos relevantes serviços prestados em prol da segurança pública.

Os coronéis presentes ainda foram agraciados com uma placa em 3D como autoridades que fazem a História do Sentinela da Mantiqueira. Ocorreu também a inauguração do Museu da Unidade, com o resgate da história destes 80 anos, e de um painel rememorando fatos e pessoas que fizeram e marcaram época.

O evento de aniversário foi encerrado com um desfile da tropa em homenagem aos presentes.

O 8º BPM de Lavras e o 9º BPM de Barbacena foram criados pelo governador de Minas Gerais Olegário Maciel, tendo em vista as necessidades decorrentes do movimento armado e irrompido em São Paulo, no dia 9 de julho de 1932, que visava derrubar o governo de Getúlio Vargas.

O 8º BPM foi incorporado à Brigada Sul pelo Cel Edmundo Lery, na região do Túnel em Passa Quatro/MG. Já o 9º BPM teve parte do seu efetivo deslocado para a região de Extrema/MG e Camanducaia/MG, e outra parte para a região de Ponte Nova/MG e Viçosa/MG para combater revoltosos que atuavam naquela região sob as ordens de Arthur Bernardes e Assis Chateaubriand. Na tropa destacada para a região de Ponte Nova, foi seu integrante atuante o médico e escritor Guimarães Rosa, onde permaneceu como efetivo até 1934, quando dela se afastou para assumir o cargo de cônsul do Brasil, em Hamburgo na Alemanha.

 

17/07/2012

 

Ascom – TJMMG