18 de maio 2021

07/05/2021 14h05 - Atualizado em 07/05/21 14h05

O Conselho Nacional de Justiça realizará, no dia 18 de maio de 2021, o I Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário.

O evento, que será transmitido pelo canal do CNJ do youtube, faz parte das comemorações do Dia da Memória do Poder Judiciário (10 de maio) instituído pela Resolução CNJ 316/2020 e tem o escopo de incentivar os debates sobre Gestão de Memória nos Tribunais, além de promover a troca de experiências de profissionais das áreas de História, Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia, disseminando o conhecimento técnico e científico relativo a essa relevantíssima política judiciária, que abrange as presentes e futuras gerações.

A propósito da importância da matéria e por ocasião do lançamento dos Manuais de Gestão Documental e de Gestão de Memória do Poder Judiciário, o Presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, Ministro Luiz Fux, asseverou o seguinte:

“Temos o dever fundamental de não-esquecimento, para que não sejam perdidos ou sepultados bens materiais e imateriais, fatos e personalidades que, por obras valorosas, construíram e conferem identidade a nossas instituições judiciáriasDe acordo com Umberto Eco, nós somos a nossa memória. A memória é a alma!”.

O Ministro Luiz Fux e os Presidentes dos Tribunais Superiores participarão da abertura do evento. Na sequência, serão ministradas quatro palestras de eminentes estudiosos da área, que compartilharão seus conhecimentos nos seguintes temas: (i)   Casa da Suplicação do Brasil: o Alvará de 10 de maio de 1808 (Professor Doutor Arno Wehling); (ii) O futuro dos museus judiciários: recuperar e reimaginar (Professor Doutor Mário de Souza Chagas); (iii) Preservação de páginas web e mídias sociais em cadeia de custódia: identificação, seleção e arquivamento (Professor Doutor Daniel Flores), e (iv) Acervos digitais e Memória institucional (Professor Doutor Aquiles Alencar Brayner).

As inscrições estão abertas até 17 de maio e poderão ser realizadas por meio de formulário eletrônico disponível neste link.

A emissão do certificado ocorrerá por meio do sistema de inscrições eventos.cnj.jus.br e será necessário o registro de frequência no dia do evento.

Informações sobre o evento aqui: http://bit.ly/EncontroMemoriaJud

Secom/ TJMMG