Equipe da Gestão Documental visita Museu dos Militares Mineiros

05/08/2022 15h48 - Atualizado em 05/08/22 15h48

Os novos colaboradores da equipe da Gestão Documental do Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais – TJMMG realizaram uma visita ao Museu dos Militares Mineiros, na última quarta-feira, 3. Inaugurado em março de 2014, o Museu está localizado na Rua Aimorés, bairro Funcionários, prédio que já foi sede da Justiça Militar e que, juntamente com outras 32 instituições, compõe o Circuito Liberdade, importante complexo cultural de Minas Gerais.

A edificação que abriga o Museu dos Militares Mineiros foi construída no início do século XX e, em 2013, passou por readequação e implantação do projeto museográfico, com o objetivo de apresentar a memória e a cultura militar do Estado, com acervo composto por coleções pertencentes à Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Ao todo são três pavimentos que abrigam salas expositivas, espaço multiuso, sala de estudo, programa educativo, reserva técnica, além de áreas administrativa e externa.

A visita possibilitou aos colaboradores conhecer um pouco da história das corporações desde o século XVIII, por meio dos equipamentos de trabalho, vestuário, condecorações, insígnias, instrumentos musicais, livros, documentos, fotografias, entre outros. Propiciar aos colaboradores da Gestão Documental um olhar amplo e sagaz sobre o contexto geral das instituições tem o objetivo de aumentar o repertório pessoal e possibilitar conhecimento para a classificação de documentos de valor secundário.

Texto: Edição Secom TJMMG, com texto do Museu dos Militares Mineiros e Gestão Documental do TJMMG