Escola Judicial integra servidores

02/05/2012 16h55 - Atualizado em 02/05/12 16h55


A Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), deu início em abril, a mais uma edição do Programa Servidor Integrado (Serin) Módulo Formação Humano-Social (1ª instância). Foram convocados 58 servidores que já entraram em exercício. O Serin é um programa voltado para a integração de servidores empossados para o desenvolvimento de suas competências e habilidades essenciais à prestação jurisdicional.


O 2º vice-presidente e superintendente da Ejef, desembargador Herculano Rodrigues, gravou um pronunciamento de boas-vindas aos participantes do Serin. Para o magistrado, o TJMG se revigora a cada vez que acolhe novos servidores. “Da mesma forma, todos os que chegam têm a oportunidade de renovação com as atribuições assumidas, o relacionamento com a equipe e as possibilidades de interagir e engrandecer a Instituição.


Como destacou, “Cada vez mais, são requeridas habilidades especiais para a atuação no serviço público. Dentro dos novos conceitos de Justiça e em atendimento aos anseios da sociedade, reivindicações têm vindo à tona. Hoje, espera-se que o servidor conheça, profundamente, a instituição em que atua, o contexto e as implicações sociais de sua atuação. Não se admite mais o serviço burocratizado e alienado. O servidor público do século XXI é um agente social, atento aos seus gestos e ações e às consequências que os mesmos podem gerar”.


O responsável pela Diretoria-Executiva de Desenvolvimento de Pessoas (Dirdep), Paulo de Figueiredo e Silva, participou da abertura do Serin. O diretor ressaltou a importância da integração entre os servidores e do compartilhamento de ideias e conhecimentos que são incentivados no Programa.


O Programa Servidor Integrado (Serin) passou por reformulação em 2011. Investiu-se, ainda, na formação de multiplicadores, por meio do curso de Formação de Instrutores Regionais. Assim, foi possível a extensão do programa para um maior número de servidores, com conteúdos atualizados e que atendam às diretrizes estabelecidas pela administração do TJMG e pela Resolução n. 126/2011 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). No novo formato, o Serin passou a contemplar três etapas: ambientação, formação humano-social e técnico-operacional.

 


Programação


O Serin 1ª Instância – Módulo Formação Humano-Social, que ocorreu no mês de abril, teve, na programação, atividades de integração e palestras sobre “Deontologia Profissional do Servidor Público: Ética Princípios e Valores” e “Deontologia Profissional do Servidor Público: Competências profissionais”, sob a coordenação do Núcleo de Desenvolvimento de Competências Humano-Sociais (NUDHS).


Foram apresentadas aos servidores, também, informações sobre direitos, deveres, avaliação de desempenho e plano de carreira.


Na oportunidade, o juiz diretor do Foro da capital, Renato César Jardim, proferiu palestra sobre sociologia do direito para os servidores da 1ª Instância que participaram do módulo formação humano-social do programa Servidor Integrado (Serin).


O juiz Renato César Jardim apontou a sociologia do direito, como um fenômeno jurídico na vida das pessoas e mostrou aos servidores do Judiciário a contribuição que eles podem dar para a construção de um modelo ideal de justiça.


Para o magistrado, não se pode enfocar o ordenamento jurídico sem correlacioná-lo com uma realidade social. “Não há, pois, como dissociar a sociologia geral da sociologia jurídica. O direito promove transformação no seio da sociedade; o homem é um ser social; onde há sociedade há direito”.


O diretor do Foro chamou a atenção, também, para o fato de o Poder Judiciário ser a última instância que o cidadão tem para manter seus direitos violados. “Devemos ter consciência de que nosso trabalho é fundamental para a garantia dos direitos dos cidadãos e para a manutenção da paz social, e de que o ser humano é o agente dessa transformação. Nossa missão é de alta relevância e, para que a instituição funcione, é necessário que todas as pessoas estejam compromissadas. Do compromisso emerge a boa imagem da instituição.”


O Programa Servidor Integrado (Serin) Módulo Formação Humano-Social (1ª instância) é uma iniciativa da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes, através de sua Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas (Dirdep), por meio de sua Gerência de Recrutamento, Seleção e Formação Inicial (Gesfi) e Coordenação de Formação Inicial (Cofac).

02/05/2012

Fonte: Ascom / TJMG – Unidade Goiás