Governador Anastasia inaugura Centro de Arte Popular

26/03/2012 17h19 - Atualizado em 26/03/12 17h19

 

26/03/2012

 

O Circuito Cultural Praça da Liberdade ganhou novo espaço com a inauguração, na semana anterior, pelo governador Antonio Anastasia, do Centro de Arte Popular Cemig, voltado para exposição de obras de artistas populares de diferentes regiões de Minas Gerais e do Brasil. O museu está instalado em um prédio histórico, construído em 1928, onde funcionou o Hospital São Tarcísio, a poucos metros da Praça da Liberdade.

 

O prédio que foi reformado e adaptado com recursos do Governo do Estado e da Cemig, conta com um acervo de 800 peças. Esse é o oitavo espaço do Circuito, que terá 13 até o final de 2014.


O Circuito Cultural Praça da Liberdade será o maior complexo do gênero no Brasil, reunindo museus históricos, artísticos e temáticos, centros culturais, bibliotecas e espaços para oficinas, cursos e ateliês. De 2010 até janeiro deste ano, 964 mil pessoas visitaram o Circuito Cultural Praça da Liberdade.


Sete espaços já foram abertos: o Espaço TIM UFMG do Conhecimento, que tem um dos oito planetários mais modernos do mundo e observatório de última geração; o Museu das Minas e do Metal, que utiliza a tecnologia de forma criativa para apresentar o universo dos metais e dos minérios; e o Memorial Minas Gerais – Vale, que instiga o visitante a descobrir a história e os costumes mineiros.


Ainda fazem parte do complexo, o Museu Mineiro, reaberto em janeiro de 2012; a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa; o Arquivo Público Mineiro e o Palácio da Liberdade. Além desses espaços, estão em processo de implantação o Centro Cultural Banco do Brasil, com inauguração prevista para o segundo semestre de 2012, a Casa Fiat de Cultura, o Inhotim Escola, o Museu do Automóvel e o Museu do Homem Brasileiro.


O Centro de Arte Popular Cemig funcionará às terças, quartas e sextas-feiras das 10 às 19 horas, nas quintas das 12 às 21 horas e nos sábados e domingos das 12 às 19 horas. A entrada é gratuita.

 

 


Fonte: Imprensa Oficial / ASCOM-TJMMG