I Fórum de Governança do Poder Judiciário

10/11/2021 20h49 - Atualizado em 10/11/21 20h49

ded444

Na próxima quinta-feira (11/11), o Tribunal de Justiça de Minas Gerais irá promover o “1º Fórum de Governança no Poder Judiciário: a Experiência na Prática”, evento organizado em parceria com a Rede Governança Brasil. 

Esse é o primeiro encontro dos tribunais de justiça brasileiros para discutir as práticas adotadas no Judiciário para avaliar, direcionar e monitorar os resultados do trabalho prestado à sociedade. Durante o evento, serão publicadas as diretrizes de governança propostas para o Judiciário. O documento foi elaborado pelos voluntários que integram o Comitê do Sistema de Justiça da Rede Governança Brasil.

A programação começa às 10h e será encerrada às 18h. Na parte da manhã, o fórum terá pronunciamentos e palestras feitos presencialmente e com transmissão online.

A abertura do evento será feita pelo presidente do TJMG, desembargador Gilson Soares Lemes. Está prevista também a exibição de um vídeo com pronunciamento do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luiz Fux. 

Em seguida, às 10h40, o ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União, fará a palestra “A Governança Colaborativa entre os Órgãos do Sistema de Justiça Brasileiro”. 

À tarde, as palestras e debates serão transmitidos ao vivo pelo canal do TJMG no YouTube

A programação é voltada para a governança no sistema de justiça com um todo, envolvendo, por exemplo, instituições públicas como Defensoria Pública, Ministério Público e procuradorias estaduais.

O TJMG fará a apresentação de cases de sucesso no Judiciário mineiro, que é referência no País na implementação de uma política de governança. Serão apresentados o Programa de Integridade do Tribunal mineiro, lançado em 2018, e o Espaço Lapidar, que é uma central de monitoramento integrado, inteligência e inovação do TJMG. O Lapidar foi inaugurado em junho deste ano e é um espaço destinado à coleta e tratamento de dados e informações de maneira estratégica, permitindo o diagnóstico de cenários e a tomada de decisões de forma ágil e eficiente.

Ao adotar práticas alinhadas à política de governança, o TJMG promove ações voltadas à liderança, à estratégia e ao controle. A estratégia de atuação precisa envolver a alta administração e as lideranças e ser alvo de monitoramento permanente para que os resultados balizem o planejamento e a execução do trabalho, o que garantirá a efetividade da atuação. 

O “1º Fórum de Governança no Poder Judiciário: a Experiência na Prática” é aberto ao público.

programação completa pode ser consultada no Portal TJMG.

Links

Diretrizes para o Judiciário – https://www.rgb.org.br/post/diretrizes-de-governan%C3%A7a-no-sistema-de-justi%C3%A7a

Rede Governança Brasil – https://www.rgb.org.br/

Canal do TJMG no YouTube – https://www.youtube.com/channel/UCEJIjSFQXAoQiI0J3NT6H0Q

Programação do evento – https://www.tjmg.jus.br/portal-tjmg/acoes-e-programas/programa-de-integridade.htm#.YYrHIGDMK3B

Fonte: sítio eletrônico do TJMG