INTERCÂMBIO E EXPERIÊNCIAS

28/09/2015 21h37 - Atualizado em 28/09/15 21h37


11258815 10207005421121957 8428138654253379957 nthO Juiz Cel BM Osmar Duarte Marcelino e o oficial do Corpo de Bombeiros do Estado de Minas Gerais Herbert Aquino, em recente viagem aos Estados Unidos da América, conheceram a estrutura e o funcionamento do Corpo de Bombeiros do Condado de Montgomery, no Estado de Maryland (vizinho a capital norte-americana Washington D.C.).

Recebidos pelo Assistente-Chefe John Dimitriadis, o Juiz Cel BM Marcelino e o Ten Aquino visitaram o mais novo posto de bombeiros de Montgomery (Estação 32), a Academia de Segurança Pública de Maryland, onde são formados os bombeiros e os policiais do Estado e posteriormente o Centro de Comunicações de Emergência Pública (911), conhecendo a estrutura de tele atendimento e despacho de viaturas. 

Em um intercâmbio aprimora-se conhecimentos a partir de observações e foi impactante aos visitantes verificarem cuidados com o atendimento de qualidade, o compromisso social e com o meio ambiente, adotando soluções simples e eficientes. 

Cita-se um caso real que acompanharam desde o acionamento: o tempo resposta para as quatro viaturas chegarem ao local foi menor que cinco minutos; minimizou a possibilidade de erros uma viatura reserva chegando simultaneamente ao local do acidente; uma terceira posicionou-se no outro sentido da via, para mitigar, se fosse o caso, um equívoco de indicação em qual lado do estrada o acidente ocorrera. 

Uma outra solução, dentre outras: antes dos veículos corporativos entrarem na garagem da prontidão um sistema de exaustão de gases é conectado diretamente na descarga, mantendo o local sem fumaça.

A viagem, as atividades realizadas e todos os custos decorrentes foram sem ônus para o erário e o cronograma foi iniciativa, liberalidade e atenção profissional dos anfitriões. 


ASCOM/TJMMG