Jornal O Tempo publica matéria sobre Projeto Sati no TRE-MG e TJMMG

12/09/2017 16h37 - Atualizado em 12/09/17 16h37

ATENÇÃO PLENA

“Meditação chega aos servidores dos tribunais”

Monge zen budista ensina como manter a mente focada no presente

tre2

ANA ELISABETH DINIZ

ESPECIAL PARA O TEMPO

“Pacificar a ansiedade, o estresse e a depressão com a meditação e a atenção plena (mindfulness) tem sido o objetivo do projeto Sati, implantado no início de agosto pelo monge zen budista Gustavo Mokusen no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais e no Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais.

“Atualmente, as principais causas de perda de funcionalidade na vida e no trabalho são a ansiedade, o estresse e a depressão. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil tem a maior taxa de pessoas com ansiedade do mundo, mal que afeta 9,3% da população, e a quinta maior taxa de pessoas sofrendo com depressão, cerca de 5,8% da população”, comenta o monge, que é especialista em mindfulness, com mais de 20 anos de pesquisas teóricas e práticas sobre o assunto.

O objetivo do projeto, diz Gustavo, é oferecer uma ferramenta altamente eficiente para provocar melhorias nos níveis da saúde mental dos servidores públicos, o que refletirá diretamente na qualidade dos serviços prestados à comunidade.

De 300 servidores inscritos, 50 foram selecionados para participar da meditação, que acontece uma vez por semana, durante uma hora. Os dados desse trabalho estão sendo coletados e monitorados e os resultados vão balizar aplicações em outros órgãos públicos e privados.

“Os principais ganhos com essa prática são: aumento da capacidade de concentração e foco no presente, com consequente melhoria nas relações do indivíduo com sua realidade, mais clareza e organização”, diz Gustavo Mokusen.”

 

Link da matéria no site do Jornal O Tempo aqui.