JQ discute o trabalho dos cartórios

07/05/2012 12h31 - Atualizado em 07/05/12 12h31


Serviços notariais e de registro. Responsáveis por garantir a publicidade, a autenticidade, a segurança e a eficácia dos atos jurídicos, essas instituições possibilitam o registro de documentos, a autenticação de assinaturas e a oficialização de casamentos, entre outras atividades. E o trabalho dos cartórios é o tema da edição do Justiça em Questão que estreou no último domingo na TV Justiça.

Casais que decidem oficializar sua união precisam da ajuda dos cartórios para que o registro civil seja feito. A reportagem de Silvana Monteiro fala sobre o primeiro casamento civil coletivo realizado em Belo Horizonte. Comprar imóveis também significa agendar algumas visitas aos cartórios. Entenda quais são os procedimentos e veja por que o consumidor, algumas vezes, precisa lutar contra o tempo para conseguir os documentos necessários para o negócio.

Ainda no JQ, saiba quais são as taxas cobradas pelos tabelionatos e veja como o trabalho dessas instituições é fiscalizado. Em estúdio, o gerente de Fiscalização dos Serviços Notariais e de Registro do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Iácones Batista Vargas, fala sobre a atuação do Judiciário para acompanhar e orientar a atuação dos cartórios.

Confira a grade de exibição do programa:

TV Comunitária

6 (NET) ou 13 (OiTV)

Apresentações:

segunda-feira, 18h30

quarta-feira, 21h30

quinta-feira, 21h

TV Horizonte

2 (NET) ou 19 (UHF)

Apresentações:

quarta-feira, 3h15

sexta-feira, 11h

TV Justiça

7 (NET) ou 6 (OiTV)

Apresentações:

segunda-feira, 7h

quinta-feira, 10h

Acesse também a página do Justiça em Questão no Portal TJMG e também o canal do JQ no Youtube, onde se encontra o acervo de edições, na íntegra.

07/05/2012

Ascom TJMG – Unidade Raja Gabaglia