Juiz do TJMMG é promovido em Sessão Ordinária do Órgão Especial do TJMG

11/02/2022 22h05 - Atualizado em 17/02/22 16h24

 

2
O presidente do TJMG, desembargador Gilson Soares Lemes, em Sessão Ordinária do Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), promoveu, nesta quinta-feira (10/02), o juiz João Libério da Cunha, da 5ª Auditoria Judiciária Militar Estadual Cível do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais, ao cargo de Juiz de Direito Titular.

O juiz João Libério da Cunha nasceu em Bom Despacho – MG. Ingressou na Polícia Militar de Minas Gerais em 1º de março de 1967, aos 16 anos de idade, como cadete do Curso de Formação de Oficiais. Realizou todos os cursos destinados a oficiais, sendo transferido para a reserva em 09 de julho de 1996, no posto de coronel PM. A partir de então, exerceu a advocacia por onze anos e diversos cargos públicos, dentre outros o de Assessor da Superintendência do INCRA, Chefe da Procuradoria Jurídica do Instituto de Previdência dos Servidores Militares (IPSM), Vice-Diretor Geral do Departamento Estadual de Telecomunicações (DETEL/MG), cumulado com o Chefe da Procuradoria Jurídica. Possui os cursos superiores de Letra, Administração de Empresas e de Direito. Foi Delegado Especial de Polícia das Comarcas de Juramento e de Botelhos, em Minas Gerais. Recebeu diversas condecorações, destacando-se a Medalha Alferes Tiradentes (comenda máxima da Polícia Militar), a Medalha Dom Pedro II (do Corpo de Bombeiros Militar), a de Mérito Legislativo e a de Cidadão Honorário de Belo Horizonte.

Foi aprovado em concurso público, tendo sido empossado, em 2006, no cargo de Juiz de Direito Substituto do Juízo Militar do Estado de Minas Gerais, ingressando no Poder Judiciário.

A promoção do cargo de Juiz de Direito Substituto ao cargo de Juiz de Direito Titular se deu nos termos do art. 188, da Lei Complementar 59/01, com redação dada pela Lei Complementar 135/14.

Secom/ TJMMG