JUÍZES DA JUSTIÇA MILITAR DE MINAS GERAIS IRÃO COMPOR CONSELHOS EXECUTIVOS DA ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS BRASILEIROS (AMB)

29/11/2013 13h33 - Atualizado em 29/11/13 13h33

 

amb-banner 

Foto: Ascom/AMB

A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) terá como presidente para o triênio 2014-2016 o juiz do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul João Ricardo dos Santos Costa, eleito com 5.628 votos, o equivalente a 59,3% do total e na composição dos conselhos Executivo e Fiscal da AMB eleito para o mesmo triênio a Justiça Militar do Estado de Minas Gerais estará representada pelos juízes Fernando José Armando Ribeiro e Cel PM Rúbio Paulino Coelho, que assumirão, respectivamente, os cargos de Diretor-Adjunto da Escola Nacional da Magistratura e Coordenador Adjunto da Justiça Militar.

Com quase 14 mil juízes, entre estaduais, trabalhistas, federais e militares, a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) congrega 36 associações regionais, sendo 27 de juízes estaduais, sete de trabalhistas e duas de militares. Magistrados federais também fazem parte do grupo de associados.
Desde a sua fundação, em 10 de setembro de 1949, a AMB está voltada para a qualificação dos magistrados e a excelência no exercício da profissão, promovendo debates e cursos de especialização, buscando esclarecer a sociedade acerca das atribuições dos profissionais do Judiciário.

Gestora da Escola Nacional da Magistratura (ENM), a AMB mantém, ainda, convênios com as escolas da magistratura nos estados e outras instituições de ensino, investindo, assim, na excelência no exercício da profissão, bem como na consolidação da cidadania brasileira.

Em seus 64 anos a AMB testemunhou momentos marcantes na vida do País, como o suicídio de um presidente da República, a efervescência política e social do início dos anos 60, um golpe de Estado e o militarismo que o sucedeu, a luta pela redemocratização, a volta do poder civil, o impeachment de um presidente da República, os planos econômicos que não deram certo e a estabilidade econômica tão sonhada pelos brasileiros. A AMB participou de muitos desses fatos e foi protagonista de outros, como a luta pela independência e fortalecimento do Poder Judiciário, os movimentos contra a corrupção, por eleições limpas e pela transparência na administração pública e as bandeiras de reafirmação da cidadania.

Por Leonardo Vaz com imagem e informações do site www.amb.com.br