Justiça Militar de Minas Gerais condecora autoridades

09/11/2012 18h21 - Atualizado em 09/11/12 18h21

75

 

A Justiça Militar de Minas Gerais, em comemoração aos 75 anos de existência, realizou, na tarde de ontem, 8 de novembro, sessão solene para agraciar pessoas físicas e jurídicas que prestaram relevantes serviços à Justiça Militar estadual. A cerimônia aconteceu na sede do Tribunal de Contas de Minas Gerais.

Primeiramente, houve a condecoração com o Colar do Mérito Judiciário Militar, a maior honraria da Justiça Militar, realizado pelo presidente do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG), juiz Cel BM Osmar Duarte Marcelino. Em seguida, houve a outorga da Medalha do Mérito Judiciário Militar, feita pelo vice-presidente do TJMMG, juiz Fernando Armando Ribeiro, pelo corregedor da Justiça Militar mineira, juiz Cel James Ferreira Santos, e pelo juiz Cel PM Rúbio Paulino Coelho.

Após o agraciamento dos homenageados, o orador do evento, presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Joaquim Herculano Rodrigues, proferiu discurso enaltecendo o papel e a atuação da Justiça Militar de Minas Gerais. Clique aqui para acessar o discurso.

No evento, prestigiado por autoridades, magistrados e servidores da Justiça Militar mineira, houve o descerramento da placa, que marca a passagem do 75º Aniversário da Justiça Militar de Minas Gerais, pelo presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e pelo representante do governador em exercício, Alberto Pinto Coelho, Cel PM Luis Carlos Dias Martins, Chefe do Gabinete Militar do Governador.

Após o descerramento da placa, finalizando as comemorações, o presidente do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais destacou a importância da Justiça Militar para julgar com celeridade e isenção aquele que é um trabalhador e um agente social, um ser da obediência e do dever, militar e que, ao mesmo tempo é um ser da liberdade, um cidadão. O discurso pode ser acessado clicando aqui.

Ao final da solenidade, houve o lançamento da Revista de Estudos & Informações, n. 33, assim como a sua distribuição aos presentes. Essa edição histórica registra o transcurso dos 75 anos da Justiça Militar, com uma reportagem especial, que reúne e contextualiza depoimentos históricos de representantes de nossos vários públicos.

A mesa de honra foi composta pelas seguintes autoridades: presidente do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais, juiz Cel BM Osmar Duarte Marcelino; presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Joaquim Herculano Rodrigues; chefe do Gabinete Militar do Governador de Minas Gerais, Cel PM Luis Carlos Dias Martins, representando o governador em exercício, Alberto Pinto Coelho; ministro do Superior Tribunal Militar, José Coêlho Ferreira, representando o presidente do Tribunal Superior Militar, ministro Almirante de Esquadra Alvaro Luiz Pinto; presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, desembargador Antônio Carlos Cruvinel; ministra do Superior Tribunal Militar, Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha; procurador-geral de Justiça adjunto institucional, Waldemar Antônio de Arimatéia, representando o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Alceu José Torres Marques; presidente do Tribunal de Contas de Minas Gerais, conselheiro Wanderley Geraldo Ávila; secretário de Estado de Defesa Social de Minas Gerais, procurador de Justiça Rômulo de Carvalho Ferraz; presidente do Tribunal de Justiça Militar de São Paulo, juiz Cel PM Orlando Eduardo Geraldi; a defensora pública-geral de Minas Gerais, Andrea Abritta Garzon Tonet; comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, Cel PM Márcio Martins Sant´Ana; comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Cel BM Sílvio Antônio de Oliveira Melo; secretário-geral da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais, advogado Sérgio Murilo Diniz Braga, representando a OAB/MG; e o presidente da Associação dos Magistrados das Justiça Militares Estaduais, juiz Getúlio Corrêa.

 

Foto: Klaus Edwin

Ascom – TJMMG