AOS 125 ANOS DE SUA CRIAÇÃO O 1º BATALHÃO DA POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS REAFIRMA-SE COMO ESSENCIAL PARA A CAPITAL DOS MINEIROS

22/05/2015 19h18 - Atualizado em 22/05/15 19h18

Palanque

                                                    Autoridades no início da solenidade comemorativa dos 125 anos do 1º BPM

 

Comemorou-se no dia 15 deste mês o aniversário de 125 anos do 1º Batalhão de Policia Militar do Estado de Minas Gerais. Naquela oportunidade o Presidente do TJMMG, Juiz Cel PM Sócrates Edgard dos Anjos, e o Juiz Cel PM James Ferreira Santos foram agraciados com a Medalha “Coronel Otávio do Amaral”.

   

Condecoração  

    Presidente do TJMMG, Juiz Cel PM Sócrates Edgard dos Anjos (foto à esquerda) e Juiz Cel PM James Ferreira Santos (abaixo) são agraciados pelo Chefe do Estado Maior da PMMG, Cel Marco Antônio Bicalho, com a Medalha Coronel Otávio Campos do Amaral.

Condecoração Cel james      

 MEDALHA “CORONEL OTÁVIO CAMPOS DO AMARAL”

125 ANOS DO PRIMEIRO BATALHÃO DA POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS

A Medalha “Coronel Otávio Campos do Amaral” foi instituída em decorrência das comemorações do Centenário de aniversário do 1º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais, outorgada a partir do jubileu de 125 anos de criação da Unidade neste ano de 2015.

Destina-se a condecorar instituições e personalidades civis e militares que tenham contribuído de maneira ímpar para o engrandecimento da Unidade ou que se destacaram, pelo espírito inovador e empreendedor com que participaram na defesa da ordem pública e da lei na Capital do Estado, elevando a PMMG e repercutindo valores morais, ético-militares e o vigor operacional da Unidade e da Corporação.
A Polícia Militar de Minas Gerais ao distinguir o Coronel PM Otávio Campos do Amaral como patrono da comenda presta-lhe uma justa homenagem pela sua carreira policial militar exemplar e pela inestimável e histórica contribuição para valorização dos policiais militares mineiros.

O Coronel Otávio Campos do Amaral assentou Praça em 1902 no 1º BPM, vindo a comandar a Unidade na segunda metade da década de 20 do século passado.
Destacou-se quando em diligência contra Antônio Dó, célebre bandoleiro que aterrorizava cidades e vilas das margens do rio São Francisco. No ano de 1924, como Capitão, em vista de sua bravura e capacidade de comando, foi comissionado ao posto de Major, com a finalidade de comandar um Batalhão contra a “Coluna Prestes”. Foi o único oficial da PMMG comissionado ao posto de Major pelo Exército Brasileiro. Nas lutas contra a “Coluna Prestes”, sua ação foi decisiva no comando de um contingente da Força Pública que lutou no combate de Três Lagoas, daí se deslocando para a localidade de Posto Japonês, onde fez o primeiro contato com o inimigo, sustentando o fogo até a chegada de tropas do 12º RI.

Em 1930, com sua tropa, penetrou no Espírito Santo, pelo Baixo Guandu, ocupando em seguida Vitória, quando então designou uma Junta Governativa para compor o governo estadual até que o Comando Revolucionário de Getúlio Vargas tomasse a decisão final. Após, deslocou suas tropas para o sul da Bahia e norte do estado do Rio de Janeiro, expulsando tropas regulares do Triângulo Mineiro.

Durante a Revolução de 1932 comandou a Brigada Sul, composta pelo 5º Batalhão e por vários batalhões provisórios (Corpo de Voluntários), sendo um deles o 17º de Voluntários da Pátria.

Eleito Deputado Federal, foi redator da emenda que acrescentou ao artigo 167 da Constituição de 1934, texto que destacou o papel das Forças Policiais Estaduais como “reservas do Exército e gozando das mesmas vantagens a este atribuídas”. Recebeu copiosa correspondência de todos os Estados da Federação, investindo-o na qualidade de representante das Forças Policiais Brasileiras. Foi ainda comandante e instrutor do “Corpo Escola”, atual Escola de Formação de Oficiais e fundador da União dos Reformados da Polícia Militar de Minas Gerais (Primeiro Presidente) hoje União do Pessoal da Polícia Militar.

   

JUBILEU DE 125 ANOS
PRIMEIRO BATALHÃO DA POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS

 

Neste ano de 2015 o Primeiro Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais completa 125 anos de existência.

A criação do Primeiro Corpo da Polícia Militar, em 06 de maio de 1890, objetivou atender diversas demandas por Segurança Pública e Defesa Territorial do Estado, principalmente em decorrência da nova estrutura política brasileira determinada pela Proclamação da República, com o fim da monarquia, e instabilidades políticas e sociais daquele período, o que se estendeu pelas décadas seguintes.

O Primeiro Batalhão, edificado em um majestoso quartel em 07 de março de 1897 (inaugurado em 12 de maio de 1899), constituiu-se no primeiro estabelecimento público da nova Capital do Estado (a primeira capital planejada do país) e no prédio mais antigo de Minas Gerais construído especificamente para abrigar um Batalhão da Polícia Militar. A história da Unidade e do Quartel do Primeiro Batalhão confundem-se com a história de Belo Horizonte e de Minas Gerais, representando o início de uma nova fase da história republicana do Estado, do Brasil, e da Polícia Militar de Minas Gerais.

O Batalhão e seu legado histórico, repositório da tradição policial militar e dos valores da Corporação, é símbolo do pioneirismo da Força Pública mineira em que passado, presente e futuro fundem-se no ideal de preservar a ordem pública, garantir a lei, defender as instituições democráticas, a pátria, e os ideais do Alferes Tiradentes, de liberdade, justiça e paz.

 

[i] Transcrição de textos disponibilizados pelo 1º BPM



ASCOM