Medalha Mérito Militar homenageia eficiência e lealdade à corporação e à sociedade

29/05/2012 15h41 - Atualizado em 29/05/12 15h41

cbi1.jpg
Foi realizada, no dia 25 de maio, no auditório JK da Cidade Administrativa, a solenidade de entrega da Medalha Mérito Militar do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). A comenda é o reconhecimento pelos bons e leais serviços prestados por bombeiros à corporação e à sociedade. Foram homenageados cerca de 160 militares lotados nas Diretorias, Centros, Estado-Maior e Ajudância-Geral.

A medalha, criada pela Lei n. 14.487/02 e regulamentada pelo Decreto n. 43194/03, é concedida nos graus Bronze, Prata e Ouro aos 10, 20 e 28 anos de serviço, respectivamente. Homenagem que além de reconhecer o empenho e dedicação, premia militares em razão de sua conduta ao longo da carreira. Para o comandante-geral do CBMMG, Cel Sílvio Melo, a importância desse pré-requisito para conquistar a medalha é confirmado pelo grau de confiança que a população deposita na corporação. “Esse reconhecimento e confiabilidade é reflexo da postura de nossos militares e da qualidade do serviço que prestamos”, diz.

Para o Sgt do Centro de Atividades Técnicas, Carlos Eduardo, homenageado com a medalha no grau Bronze, é muito bom que a corporação reconheça o trabalho de seus homens. Ele, que atua na área de análise de projetos, torce para a ampliação de vagas no Curso de Habilitação de Oficiais para dar continuidade à carreira. “Quero chegar ao posto de oficial na profissão que escolhi e abracei. Por mim e por minha família”, conta. Chefe do Setor de Telecomunicações da Diretoria de Tecnologia e Sistema, o Cap Giovanny César comemora os 20 anos de carreira com a conquista da medalha grau Prata. “Esta homenagem cria um vínculo maior entre o militar e a corporação”, afirma. Prestes a ir para a reserva daqui a dois anos, ele confessa que, mesmo na inatividade, tem o objetivo de continuar servindo à corporação e à sociedade.

cb_me2.jpgParticiparam da solenidade os diretores de Recursos Humanos, Cel Pedro Alvarenga; de Apoio Logístico, Cel João Luiz Ramos; de Assuntos Institucionais, Cel Matuzail Martins da Cruz; de Tecnologia e Sistemas, Cel Firmino Pereira; de Contabilidade e Finanças, Cel Jaime de Paula e o corregedor, Cel Cláudio Teixeira. Presentes também o chefe do Estado-Maior Cel Ivan Gamaliel e o Cel da reserva Altamir Penido que receberam as medalhas no grau Ouro, entregues pelo comandante-geral.

A cerimônia foi encerrada pelo chefe do Estado-Maior que ressaltou a grandeza do evento. “Os bons exemplos e virtudes permanecem e prevalecem. Sabemos da importância de cada um dentro da caserna, no exercício da atividade abençoada de ser bombeiro militar. Mesmo com tantos anos de serviço ainda percebemos que a ousadia, a coragem e o vigor ainda estão presentes como se fôssemos jovens no início da carreira”, finaliza.



Orquestra

“Não trepidar, sobranceiros. Nem mesmo em face da morte. É do Corpo de Bombeiros o lema sagrado e forte”. O refrão, parte do Hino do Bombeiro, cantado em coro por quem estava na plateia e pelos homenageados, emocionou e marcou um momento especial da solenidade. Apresentado pelos músicos da Bombeiro Instrumental Orquestra Show, os versos, declamados pela Sgt Alessandra, retratam a missão de cada um dos mais de 5 mil homens e mulheres que fazem parte do efetivo. A Orquestra fechou a apresentação com a Canção dos Bombeiros, que exalta o trabalho do soldado destemido, que luta sempre para salvar todos, sem distinção.

Coronel Sílvio Melo, Comandante-Geral e Coronel Ivan Gamaliel, chefe do Estado-Maior


cb_me1.jpg
29/05/2012

Fonte: Assessoria de Comunicação Organizacional do CBMMG

Ascom – TJMMG