MPMG inaugura primeira UCC

01/07/2022 16h20 - Atualizado em 01/07/22 16h26

Na tarde desta sexta-feira, 1º de julho, o presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais – TJMMG, desembargador Rúbio Paulino Coelho, prestigiou a inauguração da primeira Unidade de Combate ao Crime e à Corrupção (UCC) do país, no Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG). A solenidade contou com a presença do governador do Estado de Minas, Romeu Zema.

A sede onde foi instalada a UCC leva o nome do promotor de Justiça Francisco José Lins do Rego Santos, em homenagem ao seu trabalho em favor dos direitos fundamentais, contra a corrupção econômica, política e a criminalidade. O prédio que abriga a unidade tem área de aproximadamente 6.300 metros quadrados, 14 andares e 2 subsolos. No total, o investimento realizado pela instituição foi de R$ 39 milhões.

A expectativa do Ministério Público de Minas é recuperar anualmente cerca de R$ 1 bilhão aos cofres públicos, por meio do combate aos crimes políticos e econômicos, bem como o desvio de recursos públicos.

As unidades que operarão no edifício são: Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco); o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Ordem Econômica e Tributária (Caoet); o Centro de Apoio Operacional das Promotorias Criminais, de Execução Penal, do Tribunal do Júri e da Auditoria Militar (Caocrim); a Coordenadoria Estadual de Combate aos Crimes Cibernéticos (Coeciber); a Procuradoria de Crimes Praticados por Prefeitos e Ação Originária (Competência Originária); o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público (Caopp); e o Grupo de Estudos em Políticas Públicas e Coordenadorias do Júri (GEPP).

 

Secom/TJMMG com informações do G1