Nona edição do Prêmio Innovare é lançada em Brasília

30/03/2012 18h04 - Atualizado em 30/03/12 18h04

A nona edição do Prêmio Innovare foi lançada, na manhã do dia 29 de março, em cerimônia no Plenário do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília. Neste ano, a premiação reconhecerá iniciativas desenvolvidas sobre os temas “Desenvolvimento e Cidadania” e “Justiça e Sustentabilidade”. O presidente do STJ, ministro Ari Pargendler, o ministro Carlos Ayres Britto, do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o presidente do Conselho Superior do Instituto Innovare, Márcio Thomaz Bastos, e o presidente das Organizações Globo, Roberto Irineu Marinho, compuseram a Mesa da solenidade.

Representando a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), que integra o Conselho Superior do Prêmio, a vice-presidente de Direitos Humanos da Associação, Renata Gil, participou do evento e comentou a importância de iniciativas como essa. “O Innovare fortalece a criatividade do exercício da judicatura, prestigia aqueles que se envolvem em projetos que aceleram a prestação jurisdicional e se aproximam da sociedade”, disse a magistrada. “Além disso, os projetos vencedores têm sempre uma conotação social e humanitária muito forte, e isso faz com que o Judiciário se aproxime da sociedade e seja melhor entendido por ela. A divulgação das práticas é muito positiva para a Magistratura”, sustentou Renata Gil.

Taís Ferraz, juíza federal e conselheira do Conselho Nacional do Ministério Público, falou sobre a solidez do Prêmio e da importância de iniciativas como essa. “É um Prêmio reconhecido dentro do sistema de Justiça, e as instituições inscrevem os projetos com o objetivo não apenas de obter o reconhecimento, mas, em especial, de compartilhar as soluções inovadoras com outras instituições”, afirmou a juíza.

O Prêmio é uma iniciativa do Instituto Innovare, em parceria com a Associação dos Magistrados Brasileiros, Superior Tribunal de Justiça, Ministério da Justiça, Associação Nacional dos Membros do Ministério Público, Associação Nacional dos Defensores Públicos, Associação dos Juízes Federais do Brasil, Associação Nacional dos Procuradores da República, Ordem dos Advogados do Brasil e as Organizações Globo.

O Innovare chega a sua nona edição com mais de três mil práticas catalogadas em seu banco de dados. Os interessados concorrem a R$50 mi (exceto a categoria Tribunal) e podem se inscrever em cinco categorias: Juiz, Advocacia, Ministério Público, Tribunal e Defensoria Pública, além do Prêmio Especial, que também oferece ao vencedor um intercâmbio para conhecer de perto o sistema judiciário e autoridades da área jurídica de outros países. As inscrições foram iniciadas no dia 1º de março e terminam no dia 31 de maio, e podem ser realizadas pelo site da instituição.

30/03/2012

Fonte: AMB