Novos dirigentes do TJMMG para o biênio 2022/2023 tomam posse em sessão solene

18/03/2022 11h17 - Atualizado em 22/03/22 13h16

Na tarde da quinta-feira,17/03, os novos dirigentes do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais para o biênio 2022/2023 tomaram posse em sessão solene, realizada no Clube dos Oficiais da PMMG, na capital.

A nova diretoria do TJMMG, eleita no dia 29 de novembro de 2021 em sessão especial do Tribunal Pleno, é composta pelas seguintes autoridades:

Presidente: desembargador Rúbio Paulino Coelho.
Vice-Presidente: desembargador Fernando Antônio Nogueira Galvão da Rocha.
Corregedor: desembargador Sócrates Edgard dos Anjos.
Diretor da Escola Judicial Militar: desembargador James Ferreira Santos.
Ouvidor: desembargador Osmar Duarte Marcelino.
Ouvidor substituto: desembargador James Ferreira Santos.

O desembargador Fernando Armando Ribeiro, ao transmitir o cargo ao novo presidente, agradeceu à toda Administração do órgão pelos esforços envidados em um período turbulento em decorrência da pandemia da Covid-19.

Ressaltou que, mesmo com todas as adversidades impostas pela pandemia, o Tribunal de Justiça Militar (TJMMG) investiu em tecnologia de ponta para transpor o período com o menor impacto possível ao jurisdicionado. Lembrou que tal salto tecnológico, a exemplo da realização de sessões de julgamento por videoconferência, é algo que veio para ficar, um ativo para a instituição.

Em discurso, o presidente empossado, desembargador Rúbio Paulino Coelho, destacou que, como presidente, manterá a constante harmonia com os demais poderes e instituições, estreitando os laços com o Tribunal de Justiça (TJMG), Assembleia Legislativa (ALMG), Ministério Público, Defensoria Pública, dentre outros. Segundo o dirigente, a existência de instituições públicas fortes é sinônimo de uma sociedade justa, solidária e democrática.

Ainda, ressaltou a importância da Justiça Militar para as instituições militares estaduais e para o bem estar da sociedade. “Estas instituições são sustentadas sobretudo pelos pilares da disciplina e da hierarquia. São constituídas por homens e mulheres formados e preparados para a difícil missão de promover a segurança pública com respeito aos Direitos Humanos, a missão de socorrer e proteger a vida, bem como zelar pelo patrimônio das pessoas. Os militares estaduais, no cumprimento das respectivas missões institucionais, precisam ter um ordenamento jurídico específico e ágil e sobretudo uma Justiça Militar que cumpra a sua missão de ofertar uma prestação jurisdicional efetiva e capaz de garantir o respaldo das ações legítimas em defesa da sociedade.”

No campo estratégico, o presidente elencou principais desafios que vão impor à alta administração a priorização da gestão e da boa governança judiciária, com a implementação plena de um planejamento estratégico e adoção de ações objetivas para o fortalecimento da relação institucional com a sociedade e com os demais órgãos que integram a administração pública e poderes constituídos. O gestor destacou o foco para o desenvolvimento de processos que possibilitem o constante combate a corrupção e a improbidade administrativa, bem como a adoção das ações necessárias para o aprimoramento da Justiça, por meio do aperfeiçoamento da gestão administrativa, aprimoramento da gestão de pessoas, valorização dos servidores e a busca constante pela inovação tecnológica e gestão estratégica dos recursos logísticos disponíveis.

A mesa de honra foi composta pelas seguintes autoridades: os desembargadores do TJMMG, Fernando Armando Ribeiro, Rúbio Paulino Coelho, Jadir Silva, Osmar Duarte Marcelino, Sócrates Edgard dos Anjos, James Ferreira Santos e Fernando Galvão da Rocha; o ministro do Superior Tribunal Militar Alte. Esq. Leonardo Puntel, representando o presidente do STM; o defensor público-geral, Gério Patrocínio; brigadeiro do ar Max Cintra Moreira; o deputado estadual Carlos Henrique, representando o presidente da ALMG; o desembargador Newton Teixeira Carvalho, representando o presidente do TJMG; a procuradora de Justiça Elba Rondino, representando o procurador-geral de Justiça; comandante-geral da PMMG, Cel PM Rodrigo Souza Rodrigues; comandante-geral do CBMMG, Cel BM Edgard Estevo da Silva; ouvidor de Polícia do Estado de Minas Gerais Paulo Vaz Alkmim, dentre outras autoridades civis e militares, familiares e servidores do TJMMG.

Assista à solenidade na íntegra: youtu.be/gZ6_FWpU4H0

 

Confira as fotos do evento AQUI.

Secom/ TJMMG