OAB de Minas abre as comemorações de seus 80 anos com grande solenidade

15/03/2012 14h40 - Atualizado em 15/03/12 14h40
08/03/2012
 
"Com uma cerimônia festiva foram comemorados, no dia 8 de março último, os oitenta anos de fundação da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de Minas Gerais. O evento foi realizado no Grande Teatro do Palácio das Artes, na Capital, e teve a presença, em sua mesa de honra, entre outras autoridades, do presidente do Conselho Federal da Ordem, Ophir Cavalcante; do presidente da Seccional, Luís Cláudio Chaves, da Ouvidora Geral do Estado de Minas Gerais, Célia Barroso, representando o governador Antônio Anastasia; do presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Cláudio Costa; do deputado estadual Délio Malheiros, representando o presidente da Assembléia Legislativa, Dinis Pinheiro; do ministro do STJ, João Otávio de Noronha, do secretário-geral da OAB Federal, Marcus Vinícius Furtado Côelho; além de toda a diretoria da OAB de Minas.

A solenidade marcou também o encerramento da Conferência Internacional de Advogadas e Mulheres de Carreira Jurídica, realizada no dia anterior. Por essa razão durante a abertura foi feita a entrada das bandeiras da Colômbia e da Costa e foram executados, pela orquestra sinfônica da Polícia Militar, os respectivos hinos nacionais e o de Cabo Verde, países que estiveram ali estiveram representados.

O presidente Luis Cláudio foi o primeiro a usar da palavra, destacando, inicialmente, a importância da comemoração, em se tratando de uma entidade como a OAB, “diferente de outras, pois os advogados são agentes da pacificação social e responsáveis pela defesa do cidadão e do Estado Democrático de Direito.”

Falou de sua gestão e a de sua diretoria, ressaltando algumas realizações, como a assinatura de convênio com o governo do Estado, para agilizar o pagamento dos advogados dativos, antiga reivindicação dos profissionais. Também se referiu à iniciativa da entidade de promover ação judicial destinada à renegociação da dívida do Estado com a União, segundo ele, providência indispensável, sem a qual se torna inviabilizado o desenvolvimento de Minas.

Homenageou os conselheiros que representam a Seccional mineira junto ao Conselho Federal da Ordem, “companheiros que jamais se negaram a emprestar o brilho de sua inteligência ao trabalho daquele digno colegiado.” Encerrou seu discurso prestando homenagem à memória do professor Raymundo Cândido, patrono da Comenda recentemente criada pelo Conselho Seccional, afirmando que ele representava “a síntese das virtudes que um advogado deve ter: paciência, humildade e sabedoria.”

Medalha

A seguir foi feita a entrega da “Medalha Professor Raymundo Cândido”, criada em dezembro de 2010 e destinada a homenagear pessoas ou instituições que se destacaram em suas atividades no mundo da Justiça e do Direito. Entre os agraciadas estavam o presidente e o ex-presidente do TJMG, desembargadores Cláudio Costa e Sérgio Resende; o ministro João Otávio de Noronha, a presidente do TRT, 3ª Região, desembargadora Deoclecia Amorelli Dias; o desembargador aposentado do TRT, 3ª Região, Antônio Álvares da Silva; o diretor do foro federal na Capital, juiz Itelmar Raydan Evangelista entre outros.

Representando os agraciados usou da palavra o desembargador Antônio Álvares da Silva, citando trechos de seu discurso como orador da turma de bacharéis pela UFMG, em 1965, que teve como paraninfo o professor Raymundo Cândido. Em oração carregada de emoção o desembargador destacou suas qualidades de professor e sua grandeza de alma, como um ser humano extraordinário e inigualável.

Em nome da família do patrono da comenda falou o ex=presidente da OAB/MG e conselheiro federal Raimundo Cândido Júnior, que agradeceu e ressaltou aspectos da vida e da personalidade de seu pai. Cumprimentou a atual diretoria da Ordem e destacou a presença do mineiro Caio Mário da Silva Pereira, presidente do Conselho Federal no período de 1975 a 1977, durante a ditadura militar, quando impediu que a entidade se atrelasse ao Poder Executivo, como desejavam os dirigentes da nação daquela época. Encerrou suas palavras prestando uma homenagem às mulheres pela passagem do Dia Internacional a elas dedicado."

 
Fonte: Portal da OAB-MG