Parceria entre TRE-MG e TJMMG tem início com palestra sobre “Atenção Plena Mindfulness”

18/07/2017 13h12 - Atualizado em 18/07/17 13h12

DSC 4365

Foi realizada no auditório do TJMMG a palestra “Atenção Plena Mindfulness e a Saúde Física e Mental”, pelo servidor Gustavo Cândido, autor e coordenador do Projeto Sati de Treinamento em Atenção Plena, que é objeto de parceria entre o TRE-MG e o TJMMG.

A prática da “Atenção Plena” – hoje conhecida mundialmente pelo termo “Mindfulness” – vem sendo amplamente reconhecida como uma técnica extremamente eficaz para a promoção da saúde física e mental. A premissa da técnica é que a elevação dos níveis de atenção promove maior integração do indivíduo com sua realidade e, consequentemente, melhor organização do pensamento e ajuste de ações adequadas frente às demandas do cotidiano. Assim, trata-se de um treinamento cognitivo comportamental, cujo objetivo é o desenvolvimento de relações mais equilibradas entre o sujeito e sua realidade. Diversas pesquisas científicas atuais revelam, por exemplo, que o estresse, a ansiedade e a depressão diminuem com o treinamento da Atenção Plena. Assim, o treinamento de Atenção Plena é uma ferramenta importante na gestão eficiente de pessoas e uma estratégia de prevenção da saúde física e mental do ser humano.

O Projeto Sati foi desenvolvido pelo servidor Gustavo Cândido, especialista em Mindfulness com mais de 20 anos de pesquisas teóricas e práticas no assunto, e objetiva o treinamento da Atenção Plena por meio de um método totalmente integrado à realidade cotidiana. Para alcançar este objetivo foi desenvolvido o Método Sati, que desenvolve o treinamento em 12 semanas de exercícios aplicados.

O Projeto Sati foi aprovado para implementação no TRE-MG em março deste ano e, posteriormente, foi realizada uma parceria com o TJMMG. O obejtivo da parceria é levar ao público interno dos dois tribunais a oportunidade de treinamento em Atenção Plena no cotidiano e a aprendizagem dos conceitos básicos sobre Mindfulness. No dia 09/08/2017 foi dado início na aplicação do Projeto Sati na sede do TRE-MG, e será mantido até o dia 08/11/2017. São 50 participantes que foram selecionados a partir dos quase 300 servidores que se inscreveram voluntariamente para participar do treinamento. O projeto receberá o acompanhamento da equipe médica e psicológica do TRE-MG e seus resultados serão apresentados em formato acadêmico. Ainda, o Comitê de Atenção à Saúde do TJMMG irá participar diretamente na consecução do Projeto Sati.

Os trabalhos desenvolvidos no Projeto Sati de Treinamento em Atenção Plena estão sendo monitorados e registrados, sendo que os dados coletados e medidos serão organizados e serão apresentados ainda neste ano, para revelar os resultados positivos e balizar futuras aplicações em outros órgãos públicos e privados.

Para saber mais sobre o Projeto Sati envie um email para: gustavomokusen@yahoo.com.br