Presidente do Supremo visita o TJMMG

20/03/2019 19h11 - Atualizado em 20/03/19 19h11

IMG 2884

O ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), acompanhado pela sua comitiva, participou de Sessão Solene no Plenário do TJMMG no dia 19 de março.

O evento contou com a presença de juízes de primeiro e segundo graus, representantes do Ministério Público e da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais, e servidores desta Justiça.

Em discurso, o ministro ressaltou que nos estados onde há Tribunal de Justiça Militar, as corporações tendem a atuar com maior disciplina e hierarquia – pilares dessas instituições.

Ainda, segundo o chefe do Poder Judiciário, este ramo especializado da Justiça tem as suas peculiaridades, sendo fundamental a participação daqueles que conhecem tal realidade no colegiado, o que justifica a existência da formação diferenciada desta corte, traduzindo em resultado positivo para a sociedade.  

Ele defendeu que o grande volume de processos em que o Judiciário está submetido, o sobrecarrega. Exemplificou com dados da mais alta corte americana, que julga 90 processos por ano, enquanto o Supremo brasileiro trabalha com 50 mil casos no mesmo período.

O presidente finalizou a sua fala, reforçando o apoio e a importância da manutenção do constante diálogo entre o Supremo e a Justiça Militar mineira.

Integraram a comitiva do ministro Dias Toffoli, os juízes auxiliares da Presidência do STF, Alessandra Baldini e Márcio Boscaro; a secretária-Geral do STF, Daiane Nogueira Lira; o secretário-Geral do CNJ, Carlos Vieira Von Adamek; e o assessor especial da Presidência do STF, General Ajax Porto Pinheiro. 

 

Secom/TJMMG