Presidente do TJMMG participa da solenidade de posse do TRE-MG

21/06/2021 20h06 - Atualizado em 21/06/21 20h06

O presidente do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais, desembargador Fernando Armando Ribeiro, participou, na sexta-feira (18/6), da solenidade virtual de posse do novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), desembargador Marcos Lincoln dos Santos, e do vice-presidente e corregedor, desembargador Maurício Torres Soares. A cerimônia foi transmitida por meio do canal do TRE-MG no YouTube.

 23wer34red

                  Desembargador Alexandre Victor, ao lado dos desembargadores Marcos Lincoln e Maurício Torres (Foto: Mirna de Moura/TJMG)

Currículos

O presidente do TRE-MG, Marcos Lincoln dos Santos, nasceu na cidade de Elói Mendes, Sul de Minas Gerais.  É desembargador do TJMG desde 2007. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Varginha-MG em 1980, Marcos Lincoln dos Santos ingressou na magistratura em 1989, quando assumiu a Comarca de Patrocínio. Passou pelas comarcas de Três Corações, Varginha, Pouso Alegre, Ouro Fino, Ituiutaba e Poços de Caldas, antes de chegar a Belo Horizonte em 1998. Na capital, o magistrado atuou na 10ª Vara de Família, 12ª Vara Cível, além ser presidente da 4ª Turma do Juizado Especial da Comarca de Belo Horizonte e juiz eleitoral da 30ª Zona Eleitoral de Belo Horizonte.

O vice-presidente e corregedor do TRE-MG, Maurício Torres Soares, nasceu em Caratinga e é desembargador do TJMG desde 2015. É formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atuou como assessor de juiz do Tribunal de Alçada, procurador do Município de Belo Horizonte até entrar para a magistratura em 1993, quando assumiu a comarca de Januária. Passou pelas comarcas de Nova Serrana, Itambacuri, Abre Campo, Viçosa e Contagem. Integrou a 1ª Turma Recursal dos Juizados Especiais de Contagem, juiz da 15ª Vara Cível de Belo Horizonte, componente da 10ª Turma Recursal Cível dos Juizados Especiais, presidente da 2ª Turma Recursal Cível dos Juizados Especiais, juiz Sumariante do II Tribunal do Júri e da 3ª Vara de Tóxicos da capital, além de juiz membro do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais e juiz da 3ª Vara de Sucessões da capital.

Presenças

Participaram da cerimônia de posse do novo presidente do TRE e vice-presidente e corregedor da Corte Eleitoral mineira, o 3º vice-presidente do TJMG, desembargador Newton Teixeira Carvalho; o corregedor-geral de Justiça de Minas Gerais, desembargador Agostinho Gomes de Azevedo; os ex-presidentes do TJMG, desembargadores Nelson Missias de Morais e Orlando Adão Carvalho; os desembargadores do TJMG, Edgard Penna Amorim, Rogério Medeiros, Ramon Tácio, José Afrânio Vilela, Mariangela Meyer, Paulo Calmon, Maria das Graças Albergaria, Mônica Libânio, Fabiano Hubinger, Henrique Abi-Ackel, Octávio De Nigris Boccalini, e o presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), desembargador Alberto Diniz.

Também participaram da cerimônia virtual o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Agostinho Patrus; a presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, Renata Gil; os juízes do Tribunal Regional Eleitoral,  Itelmar Raydan Evangelista (Classe Juiz Federal), Patrícia Ribeiro, Luiz Carlos Rezende e Santos, Marcos Capanema de Almeida, Marcelo Paulo Salgado e os juízes substitutos do TRE, Bruno Teixeira, João Batista Ribeiro, Marcelo Trigueiro, Arivaldo Rezende de Castro Júnior e Adilon Cláver de Resende.

Secom/ TJMMG