Presidente do TJMMG prestigia posse da Diretoria do TJMSP

28/03/2022 12h47 - Atualizado em 30/03/22 14h43

Na manhã do dia 25 de março de 2022, o Desembargador Rúbio Paulino Coelho, Presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais, compareceu à posse da Diretoria do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo (TJMSP) – Biênio 2022-2023.

Foram empossados o juiz Orlando Eduardo Geraldi, como Presidente, juiz Paulo Adib Casseb como Vice-Presidente, o juiz Enio Luiz Rossetto como Corregedor-Geral da Justiça Militar Paulista, o juiz Silvio Hiroshi Oyama como Diretor da Escola Judiciária Militar e o juiz Clovis Santinon como Ouvidor.

Em seu discurso de posse, o novo presidente do TJMSP afirmou estar honrado em assumir novamente o cargo, que já ocupou no biênio 2012-2013, e ter ciência  da “determinação, vigilância e altivez” que a designação exige, destacando ainda que “as transformações sociais e tecnológicas são cada vez mais rápidas tanto quanto são maiores as exigências que submetem o Poder Judiciário. Em um mundo de capacidade social em expansão, gerir com dinamismo e inovação não é mais opção, mas necessidade contemporânea”.

Orlando Geraldi ainda destacou que, durante a sua gestão como presidente,  sua primeira missão será a valorização da Justiça Militar no desempenho de suas funções institucionais de prevenir e pacificar conflitos dentro da força pública paulista. Comprometeu-se em adotar as medidas necessárias para a  consolidação do uso do Processo Judicial Eletrônico na esfera criminal em 1ª e 2ª instâncias, mirando uma Justiça Militar Estadual totalmente digital em um futuro próximo; promover uma “boa governança do órgão para que bem cumpra sua missão de realizar justiça de maneira efetiva e ágil para assegurar os direitos de todos e manter constante diálogo com os poderes Executivo e Legislativo, o Ministério Público, a Procuradoria Geral do Estado, a Ordem dos Advogados do Brasil, a Defensoria Pública e todas as demais instituições e atores do sistema de Justiça.

Já na parte final de seu discurso, o juiz Geraldi defendeu a importância de uma justiça especial para militares: “Eles são cidadãos, têm os seus direitos e garantias, mas existem especificidades que os diferenciam dos demais. É importante não tratar todos da mesma forma. Desiguais exigem tratamentos diferentes, na exata medida de suas desigualdades”. Lembrou que a vocação do TJMSP é servir à sociedade e que o aperfeiçoamento contínuo é tarefa comum de todos e será alcançável por meio da administração colegiada do tribunal, e agradecendo aos servidores “pelo apoio recorrente e indispensável esmero”.

A solenidade aconteceu no edifício sede do TJMSP e foi transmitida pelo Youtube: clique AQUI para assistir.

 

Secom/TJMMG com informações do TJMSP.