Presidente do TJMMG profere palestra no CEGESP

29/07/2020 14h05 - Atualizado em 29/07/20 14h05

WhatsApp Image 2020 07 30 at 10.06.18

O presidente do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG), desembargador Fernando Armando Ribeiro, realizou, na manhã desta terça-feira (28/07), a palestra por videoconferência intitulada “A Justiça militar e sua legitimação constitucional” para 30 alunos, tenente-coronéis e majores, do Curso de Especialização em Gestão Estratégica de Segurança Pública – CEGESP/2020 – da Academia de Polícia Militar de Minas Gerais. Os alunos foram brindados com uma exposição sobre as atividades, a estrutura, o papel da Justiça Militar e sua legitimação constitucional, bem como abordagens de outros temas tangencialmente importantes aos oficiais do CEGESP, como o instituto do escabinato e a formação desses Conselhos de Justiça Militar e sua importância para o acesso à Justiça.

Em seguida o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Gilson Soares Lemes, fez a abertura da segunda palestra, contando com a participação da desembargadora Márcia Maria Milanez.

O CEGESP é pré-requisito para oficiais militares se tornarem coronéis, podendo assumir cargos de comando e de assessoria estratégica, tanto na própria PM, como nos demais órgãos do Estado que possuem assessoria militar. O curso tem duração de oito meses e a atual turma conta com 30 alunos oficiais das polícias militares de Minas Gerais, Maranhão e Piauí.

Estiveram presentes também o coronel Marcos Antônio Dias, chefe da assessoria militar do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, e o major PM Wanderson de Araújo Júnior, assessor militar do TJMMG.

Secom/ TJMMG