Relação do trabalho jornalístico com o Direito é tema do JQ

17/07/2012 12h50 - Atualizado em 17/07/12 12h50

Durante uma tarde típica de trabalho em uma emissora de rádio mineira, um repórter especializado na cobertura policial se depara com um caso de apreensão de drogas. Informado pelos próprios agentes militares sobre a ocorrência, ele chega até o local e encontra um cenário que em tudo evidencia o crime: drogas, celulares e uma pilha de dinheiro estão expostos sobre a viatura, denunciando que ali, de fato, havia um ponto de tráfico de entorpecentes. Mas como se certificar sobre o acontecimento e divulgar a notícia sem ferir a privacidade dos acusados? É o que a reportagem do Justiça em Questão especial sobre a imprensa tenta desvendar. A edição, que foi ao ar em fevereiro, será reapresentada neste sábado (14) e domingo (15).

O programa também conta com uma reportagem que discute as semelhanças entre o ofício do jornalista e o do operador do Direito, apresentando quais legislações são utilizadas para tratar questões relativas a conflitos com empresas e profissionais de comunicação.

Além disso, essa edição especial do JQ traz uma matéria a respeito do interesse que alguns processos judiciais despertam na opinião pública e como os jornalistas podem ter acesso às informações processuais. Veja, ainda, de que forma os magistrados lidam com o assédio da imprensa.

Em estúdio, o desembargador Júlio Gutierrez, da 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, debateu com o apresentador Joubert Oliveira a relação entre imprensa e Justiça e o desafio de atender aos jornalistas sem interferir na prestação jurisdicional.

Confira a grade de exibição do Justiça em Questão:

TV Comunitária

6 (NET) ou 13 (OiTV)

Sábado, 13h

Reapresentações:

Segunda-feira, 18h30

Quarta-feira, 21h30

Quinta-feira, 21h

TV Horizonte

22 (NET) ou 19 (UHF)

Sábado, 13h30

Reapresentações:

Quarta-feira, 3h15

Sexta-feira, 11h

TV Justiça

7 (NET) ou 6 (OiTV)

Domingo, 16h30

Reapresentações:

Segunda-feira, 7h

Quinta-feira, 10h

 

 

13/07/2012

 

 

Fonte TJMG

 

 

Ascom – TJMMG