Seminário sobre “Qualidade no Judiciário”

26/08/2008 10h03 - Atualizado em 26/08/08 10h03

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) realizará o seminário “Qualidade no Judiciário – Certificação ISO 9001:2000”, promovido pela Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes – EJEF, no dia 29 de agosto, das 8 às 18h, no auditório do Anexo I do TJMG, rua Goiás, 229, Belo Horizonte.

O evento é idealizado e coordenado pelo desembargador Marcelo Guimarães Rodrigues, da 11ª Câmara Cível, e tem como público-alvo magistrados e servidores do TJMG e demais operadores do Direito.

O objetivo do seminário será a discussão sobre o sistema de gestão da qualidade no Poder Judiciário e o esclarecimento sobre a certificação ISO 9001:2000. Segundo o desembargador Marcelo Guimarães Rodrigues, o Judiciário está em pleno processo de mudança da gestão pelo método burocrático para a gestão pela qualidade, considerada atualmente o sistema mais eficaz para conferir eficiência a organizações privadas e também a instituições públicas.

O evento terá a presença dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski, que irá falar sobre a experiência da certificação de seu gabinete, e Cármen Lúcia Antunes Rocha, com a palestra “Busca contínua pela melhoria dos Serviços Judiciários”. Já o vice-governador do Estado de Minas Gerais, Antonio Augusto Junho Anastasia, irá abordar a gestão pela qualidade no Poder Executivo de Minas.

Com a palestra “A Certificação NBR ISO 9001:2000 em Unidades Jurisdicionais: resultados e desafios”, a professora da Fundação Getúlio Vargas Maria Elisa Macieira, que conta com mais de 15 anos de experiência na certificação de unidades do Poder Judiciário, delineará o caminho a ser seguido pelas instituições públicas em busca da qualidade. O seminário terá como palestrantes ainda a chefe do gabinete do ministro Ricardo Lewandowski, Dra. Patrícia Maria Landi da Silva Bastos.

O presidente do Tribunal de Justiça Militar, juiz Cel PM Rúbio Paulino Coelho, estará presente ao evento.

 

Assessoria de Comunicação

ascom@tjm.mg.gov.br