Senado aprova nome para o Superior Tribunal Militar

04/12/2014 15h42 - Atualizado em 04/12/14 15h42

cpstm 

O Senado aprovou ontem o nome do almirante de esquadra Carlos Augusto de Sousa para o cargo de ministro do Superior Tribunal Militar (STM). Foram 59 votos favoráveis e 3 contrários. O almirante já havia sido aprovado na Comissão de Constituição e Justiça.

Carlos Augusto de Sousa é natural de Estância (SE), é casado e tem uma filha. Com mestrado e doutorado em ciências náuticas pela Escola de Guerra Naval, ocupará a vaga aberta no STM pelo falecimento do almirante de esquadra Marcos Martins Torres.

Na sabatina, o indicado relatou a carreira na Marinha, onde foi chefe de Assuntos Estratégicos do Ministério da Defesa e chefe do Estado-Maior da Armada, cargo em que coordenou a participação da Marinha na Copa de 2014.

O relator da indicação na CCJ, Anibal Diniz (PT-AC), ressaltou que Sousa “preenche com louvor a qualificação necessária ao cargo de ministro do STM”. Marcelo Crivella (PRB-RJ) e Luiz Henrique (PMDB-SC) também elogiaram a trajetória profissional do indicado. No Plenário, Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) definiu Sousa como “valoroso almirante”.

 

Fonte: Jornal do Senado