Sistema agiliza serviços de segurança contra incêndio e pânico em MG

21/08/2012 18h49 - Atualizado em 21/08/12 18h49

Começou a funcionar na última quinta-feira (16), o Sistema de Informações do Serviço de Segurança Contra Incêndio e Pânico em Minas Gerais (Infoscip) por meio do qual, a partir desta data, todos os pedidos de emissão de Autos de Vistoria do Corpo de Bombeiros serão feitos pela internet. O sistema foi lançado oficialmente durante solenidade no auditório JK, na Cidade Administrativa.

O Infoscip foi desenvolvido pela Prodemge, subsidiado pelas secretarias de Defesa Social (Seds) e de Planejamento e Gestão (Seplag), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Com o novo sistema, os projetos relacionados à área de prevenção contra incêndio e pânico poderão ser protocolados junto ao Corpo de Bombeiros via internet, garantindo mais agilidade aos processos. Nesses projetos devem constar itens de segurança da edificação como, por exemplo, a localização de extintores, saídas de emergência e piso antiderrapante.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), coronel Sílvio Melo, aposta no Infoscip “como um divisor de águas em relação à modernização e celeridade dos processos. “Temos uma ferramenta moderna de gestão, com prevenção mais eficaz e segurança para todos os mineiros”, disse. O secretário de Defesa Social, Rômulo Ferraz, lembrou a credibilidade que o Corpo de Bombeiros possui perante a população e classificou o Infoscip como “instrumento extraordinário para a agilidade na prestação de serviços e respostas que atendam aos cidadãos.”

O Infoscip integra o Projeto Estruturador Descomplicar, criado pelo Governo de Minas para facilitar as relações com os cidadãos, por meio da simplificação dos processos. A agilidade e a desburocratização do Infoscip facilitarão, por exemplo, a abertura de novas empresas no Estado, estimulando o empreendedorismo. O endereço eletrônico do novo sistema é www.infoscip.mg.gov.br.

Em 2011, o Corpo de Bombeiros realizou 15.381 vistorias para emissão do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros. Apenas na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) o Corpo de Bombeiros recebe, em média, por ano, cerca de 4,5 mil projetos de regularização de edificações. No primeiro semestre de 2012 já deram entrada na corporação aproximadamente 12 mil processos.

Projeto Estruturados Descomplicar

A secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, contextualizou o Infoscip dentro do Projeto Estruturador Descomplicar, que cria um ambiente favorável para novos empreendimentos no Estado, o que permite gerar novos empregos. “Pesquisa realizada em 2004 pelo Banco Mundial com 133 países identificou o Brasil como a sexta maior burocracia do mundo. Em Minas, o tempo para se criar uma empresa era de 45 dias. O Minas Fácil, que integra o Descomplicar, permite que hoje uma empresa seja criada em sete dias no Estado e em cinco dias em Belo Horizonte. São resultados em prol da sociedade”, disse. O Infoscip é o primeiro nesta área no Brasil e, de acordo com a secretária, 70% dos novos empreendimentos no Estado serão beneficiados pelo novo sistema. “O Infoscip representa a vanguarda no uso das novas tecnologias, com transparência e
resultados para todos”, disse.

Fonte: SEDS