Solenidade em comemoração aos 72 anos da Justiça militar de Minas Gerais

10/11/2009 15h06 - Atualizado em 10/11/09 15h06

A Justiça militar de Minas Gerais comemorou, no dia 09 de novembro de 2009, o seu septuagésimo segundo aniversário.  A solenidade aconteceu, às 17:00 horas, no auditório do Clube dos Oficiais da Polícia Militar de Minas Gerais. Na oportunidade ocorreu a entrega do colar e da medalha do Mérito Judiciário Militar. Foram agraciados magistrados, autoridades civis e militares e pessoas físicas e jurídicas que prestam relevantes serviços à Justiça Militar, ou que dela tenham se tornado credoras de homenagem especial.
O evento contou com a presença de diversas autoridades, sendo que a mesa principal foi composta pelas seguintes personalidades: Presidente do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais, Juiz Coronel Rúbio Paulino Coelho; Presidente do Superior Tribunal Militar, Ministro Carlos Alberto Marques Soares; Presidente da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, Deputado Alberto Pinto Coelho; Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Desembargador Sérgio Antônio de Resende; Procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Alceu José Torres Marques; Comandante da 4ª Região Militar do Exército, General de Divisão José Mário Facioli; Comandante do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica – CIAAR, Brigadeiro José Geraldo Ferreira Malta; Secretário de Estado de Defesa Social, Maurício Campos de Oliveira Júnior; Comandante-Geral da Polícia Militar de Minas Gerais,  Coronel PM Renato Vieira de Souza; Comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Coronel BM Gilvam Almeida Sá e Chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, Delegado Geral Marco Antônio Monteiro de Castro.
O ministro Carlos Alberto Marques Soares, Presidente do Superior Tribunal Militar, durante o seu discurso em nome dos Agraciados, destacou a importância da Justiça Militar e os relevantes serviços prestados ao povo mineiro e brasileiro, garantindo no âmbito de sua competência os direitos fundamentais dos seus jurisdicionados e da sociedade.
O Juiz Cel Rúbio Paulino Coelho, Presidente do TJMMG, em seu discurso destacou os incontáveis e históricos fatos marcantes, decisivos e constitutivos que consolidaram a Justiça Militar no Brasil.
“A Justiça Militar de Minas Gerais ocupa posição de destaque no cenário jurídico nacional. Como integrante do Poder Judiciário do Estado de Minas gerais, tem honrado a sua tradição de austeridade, coerência, consistência em suas decisões, celeridade, imparcialidade e independência na efetiva prestação jurisdicional”, diz o Juiz Cel Rúbio. 
Na oportunidade,  foi realizado o lançamento da 26ª edição da revista de “Estudos & Informações”, que presta homenagem à Assembléia Legislativa de Minas Gerais pela comemoração dos vinte anos da promulgação da Constituição Cidadã do Estado Mineiro. Nesta edição também é destacado o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Estado de Defesa Social pelos relevantes serviços prestados à sociedade mineira.

Fotos da solenidade
Relação dos agraciados com o COLAR do Mérito Judiciário Militar
Relação dos agraciados com a MEDALHA do Mérito Judiciário Militar


Assessoria de Comunicação
ascom@tjmmg.jus.br