Solenidade Militar alusiva ao 58º aniversário do PAMALS

18/05/2012 17h26 - Atualizado em 18/05/12 17h26


No dia 21 de maio, segunda-feira, será realizada, no Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMALS), Solenidade Militar em comemoração ao seu 58º aniversário.

A programação contará com um Culto Ecumênico, às 8h30, e com uma Solenidade Militar, às 11h.

O PAMALS assegura a disponibilidade de uma enorme frota de aeronaves da Força Aérea Brasileira, cujo programa de trabalho consta de: grandes reparos, revisões periódicas, fabricação e recuperação de componentes. Apoia, ainda, as unidades operadoras, através de um suprimento constante de material e serviços técnicos, sendo responsável, atualmente, por nove tipos diferentes de aeronaves: A-29 (Super-Tucano), C-98 (Caravan), T-27 (Tucano), T-25 (Universal), U-7 (Sêneca), U-42 (Regente), G-19 (Ipanema), G-180 (Aero Buero), Z-180 (Super Ximango) e os planadores (aerodesportivos): TZ-13 (Blanik), Z-33 (Super Blanick Monoplace), TZ-23 (Super Blanik Biplace), Z-15 (Libelle), Z-16 (Quero-Quero) e Z-20 (ASW-20).

O PAMALS é, ainda, o Parque Central de Manutenção dos Equipamentos de Segurança, Salvamento e Sobrevivência, apoiando toda a FAB na manutenção e recuperação de capacetes de voo, botes, salva-vidas, paraquedas e assentos ejetáveis.

Como estabelecimento industrial que é, o Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa subordina-se à Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico da Aeronáutica (DIRMAB), que lhe dita o programa anual de trabalho, estabelecendo o número de aviões a serem inspecionados e os demais serviços a serem realizados.

É responsável, ainda, pelo apoio administrativo ao Destacamento de Controle do Espaço Aéreo: Confins (DTCEA-CF) e ao Destacamento de Controle do Espaço Aéreo: Lagoa Santa (DTCEA-LS), além da Prefeitura de Aeronáutica de Lagoa Santa (PALS). Carrega a peculiaridade de ser, no âmbito do Comando da Aeronáutica, o único Parque a ter subordinado um Esquadrão de Saúde Reforçado (DESR), uma Seção Mobilizadora (SMOB-37) e um Serviço de Capelania (Paróquia Nossa Senhora de Loreto), além de abrigar um Estabelecimento de Ensino (Escola Estadual Tiradentes).

O Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa ministra vários cursos sobre manutenção de aeronaves e equipamentos, possibilitando aos especialistas de toda a Força Aérea manterem-se atualizados quanto aos mais recentes e modernos métodos de revisão, controle e reparos.

 


18/05/2012

 


Ascom – TJMMG