Solenidade Militar de entrega de espadas

25/05/2012 16h55 - Atualizado em 25/05/12 16h55


Foi realizada, nesta manhã de 25 de maio, a Solenidade Militar de entrega de espadas aos formandos do Curso de Adaptação de Médicos, Dentistas e Farmacêuticos e do Estágio de Adaptação de Oficiais Engenheiros da Aeronáutica.

O evento, que aconteceu no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica, em Belo Horizonte, foi muito prestigiado e contou com a presença de inúmeras autoridades.

Os formandos, médicos, dentistas, farmacêuticos e engenheiros, aprovados no Curso de Adaptação Militar, foram nomeados primeiros-tenentes.

Como parte da formação dos novos tenentes, os oficiais participaram de um Exercício de Campanha, ocorrido de 30 de abril a 4 de maio, na cidade mineira de Barbacena.

A atividade, coordenada pelo Corpo de Alunos do CIAAR, tem o objetivo de proporcionar aos participantes o preparo mínimo para a atuação em um ambiente hostil ou até em uma situação de conflito. Tradicionalmente realizado na área de acampamento da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), o Exercício teve início com uma marcha noturna a pé de 9 km até a área destinada à atividade. Durante os cinco dias de Exercício, os militares permaneceram acampados no local e participaram de diversas oficinas, tais como: montagem e desmontagem de acampamento; orientação no campo utilizando bússola e carta aeronáutica; procedimentos para obtenção de fogo, água e alimentos; camuflagem, ofidismo, minas e armadilhas; entre outras instruções.

O novo comandante do CIAAR, Brig Ar Antonio Carlos Alves Coutinho, compareceu ao local para conhecer a estrutura do acampamento montado para os estagiários e as atividades que são realizadas no Exercício de Campanha.

O Curso de Adaptação em Saúde Operacional (CASOP), dirigido aos futuros oficiais da saúde, é ministrado pelo Instituto de Medicina Aeroespacial (IMAE) e tem o objetivo de despertar nos profissionais a mentalidade de Saúde Operacional dentro do contexto de Força Aérea e de padronizar os procedimentos médicos em situações catastróficas.

25/05/2012

Ascom – TJMMG