TJMG apoia o esporte e promove cidadania

10/11/2010 11h28 - Atualizado em 10/11/10 11h28
Pela primeira vez, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) estará presente no “Esporte e Cidadania”, evento anual organizado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi/Senai). A finalidade da iniciativa, que ocorre no sábado, 20 de novembro, é mostrar as possibilidades da  prática esportiva como ferramenta de inclusão social e promover a cidadania.
A participação do TJ com um estande sobre conciliação acrescenta à programação, que abrange atividades artísticas, culturais e de recreação e a prestação de serviços como atendimento médico e odontológico, o fornecimento de informações sobre essa possibilidade de resolver conflitos de forma dialogada e rápida.
Diante de novas concepções que englobam o bem-estar não só físico, mas também mental e social, fica claro que, na promoção da saúde, a qualidade de vida desempenha papel importante. E quem duvida que problemas comuns, como uma briga de vizinhos ou uma disputa em família, também são fonte de dissabores e podem levar a doenças? A conciliação é uma forma de prevenção. Reduzindo o desgaste emocional, a medida vem sendo adotada no TJMG em diversas frentes, inclusive nos juizados de conciliação presentes nos vários bairros da cidade, para substituir a cultura do conflito pela da paz.
ASCOM / TJMG
Conciliar faz bem à saúde?
A 3ª vice-presidente e superintendente dos Projetos Inovadores do Tribunal de Justiça, Márcia Maria Milanez, afirma que a conciliação “estimula a emancipação dos indivíduos, que assumem a responsabilidade sobre suas questões, estabelecendo, de forma autônoma, o que julgam ser a melhor solução diante das peculiaridades do seu caso concreto”.
“Muitas questões podem se resolver com uma boa conversa, bom senso e sensibilidade para as necessidades alheias. Quando se dispõem a tentar um acordo, as pessoas reduzem o acirramento de disputas que trazem tanto desconforto para todos envolvidos e rupturas em suas relações afetivas”, defende.
A desembargadora diz acreditar que, quando o acordo acontece, supera-se esse desconforto e abre-se a possibilidade de reconstrução das relações rompidas. “Com isso, devolve-se a paz às pessoas e torna-se possível uma vida mais saudável, contribuindo até mesmo para a prevenção de doenças causadas pelos efeitos deletérios da má administração de um conflito”, enfatiza.
Conforme a magistrada, conciliar é “usufruir da oportunidade de falar e ser ouvido, servindo-se de um espaço no qual cada parte poderá manifestar suas reais necessidades e possibilidades”. Daí a proximidade entre o procedimento e a formação de cidadãos conscientes: “a conciliação permite a participação direta dos envolvidos na resolução do conflito que os afeta”, declara.
Parcerias pela paz
O stand no “Esporte e Cidadania” divulgará projetos e esclarecerá a população sobre essas questões que, apesar de darem dores de cabeça, são resolvidas com a ajuda da conciliação. Os interessados poderão agendar audiências com o auxílio de uma equipe especializada e receberão material impresso sobre os locais e especificidades de cada setor (Justiça comum, Central de Conciliação, Juizados Especiais, Central de Precatórios).
De acordo com o secretário-geral dos Juizados de Conciliação, Juliano Veiga, a oportunidade é benéfica para a coletividade, pois representa “redução de custos e de tempo, com o resgate das relações humanas”. Ele afirma que nem sempre os envolvidos em disputas sabem a quem buscar.
Na opinião da desembargadora Márcia Milanez, “a procura pela conciliação depende do conhecimento da população. Assim, a participação do Tribunal de Justiça nesses eventos possibilita ampla divulgação dos diversos projetos de conciliação presentes em Minas Gerais, ampliando o rol das pessoas atendidas e beneficiadas pela conciliação”.
Juliano Veiga concorda: “Para que as pessoas nos procurem, elas precisam conhecer essa ferramenta”, explica o advogado, acrescentando que o Tribunal já esteve presente em outras iniciativas voltadas para o grande público, como a Ação Global, que tem como carro-chefe a emissão de documentos. O secretário-geral dos Juizados de Conciliação também adiantou que está tentando conseguir o apoio de outras entidades, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG) e o Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT-MG), para contribuir com o TJMG.
Saúde e informação
Para a coordenadora pedagógica do Sesi e integrante da comissão organizadora do evento, Viviane Paiva Gonzaga, o esporte é “um meio de educar o ser humano e socializá-lo, por estimular a tolerância, o trabalho em equipe e ensinar a perder e ganhar, reunindo pessoas de diferentes classes sociais”.
Viviane Gonzaga destaca que a parceria com o TJMG é importante, “pois representa o lado da cidadania através da oferta de informações úteis à sociedade. Ela divulga o trabalho do Tribunal para a população, que muitas vezes até conhece a conciliação, mas não sabe que o serviço é gratuito e está disponível bem perto de nós”, pondera.
Assim, um instrumento acessível se torna familiar, de uma só vez, a milhares de potenciais usuários, que ainda têm condições de repassar a informação. A pedagoga acrescenta que a colaboração não se restringe à conciliação. “Teremos um <i>stand</i> da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac), com exposição de artesanato produzido pelos reeducandos”, conta. Viviane, que é responsável pela coordenação pedagógica da turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Apac, lembrou ainda que a unidade de Santa Luzia tem um coral que também se apresentará no evento.
Esporte e Cidadania
O “Esporte e Cidadania” é uma realização conjunta anual do Sesi e da Rede Globo Minas que se baseia no incentivo à prática esportiva saudável como uma forma de melhorar a qualidade de vida das pessoas. A iniciativa tem como público-alvo principal crianças e adolescentes que estudam nas unidades do Sesi e do Senai e suas famílias, mas é aberta à comunidade em geral.
O “Esporte e Cidadania” acontece simultaneamente em todo o Brasil. A cada edição, uma cidade por estado recebe o evento. Em Minas, as atividades serão no Sesi de Santa Luzia (Rua Benedito Freire da Paz, 197, Bairro Boa Esperança) e incluem shows de cantores locais e convidados e a participação de equipes esportivas. Tendo como fio condutor a relação do esporte com a saúde, a educação e o lazer, o evento tem público estimado de 5 mil participantes e prevê realizar 10 mil atendimentos. Informações mais detalhadas podem ser obtidas pelo telefone 3641-4517.
Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom – TJMG – Unidade Raja Gabaglia