(TJMG) – Atitude legal exibe o DVD da palestra “Ser humano em construção” no Fórum de BH

15/03/2012 12h13 - Atualizado em 15/03/12 12h13
"Magistrados e servidores do Fórum Lafayette assistiram na manhã de hoje, quarta-feira, 14 de março, o DVD da palestra “Ser humano em construção”, que foi proferida no ano passado pelo psicólogo e antropólogo Roberto Crema para os gestores da primeira instância da capital e da segunda instância. A exibição do material, que aconteceu no plenário do 1º Tribunal do Júri, é uma das ações do programa Atitude Legal, desenvolvido pela Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). 

Em mensagem aos espectadores da exibição do Fórum Lafayette, o juiz diretor do Foro da capital, Renato César Jardim, ressaltou a importância do programa no contexto dos valores do TJMG. “Para estarmos de portas abertas à população temos de ter um atendimento de qualidade.” Para o magistrado, cada pessoa deve procurar fazer a sua parte, buscando a excelência naquilo que faz, superando as dificuldades existentes. 

Presente à exibição do DVD, o desembargador Alberto Henrique, que também é formado em psicologia, acredita que a mensagem de Roberto Crema “mexe com a sensibilidade da pessoa, para que ela tenha um olhar mais humano no lidar com a população, aprendendo a se relacionar, comunicar-se, pois relacionamento humano é comunicação”. 

Para o servidor da 1ª Vara Criminal de Belo Horizonte, Luiz Henrique Ramos, a mensagem de Roberto Crema faz com que a pessoa relembre “coisas importantes que, às vezes, esquecemos”. As servidoras da Corregedoria-Geral de Justiça Sandra de Aquino e Ana Paula Oliveira, avaliaram a palestra como um “momento de reflexão”. Edna Santos, servidora da 2ª Vara de Sucessões e Ausências de Belo Horizonte, acredita que a reflexão provocada pelo palestrante leva a pessoa a buscar sua vocação, se encontrar, o que, automaticamente, torna a pessoa mais paciente e feliz. 

O DVD com a palestra está sendo exibido em todas as unidades da Justiça de Minas. Na semana passada, no dia 7 de março, a exibição aconteceu no auditório da Corregedoria para magistrados e servidores e contou com a presença do corregedor-geral de Justiça, Alvim Soares. O kit do programa Atitude Legal, que contém o DVD, está sendo enviado para todas as comarcas do Estado. 

Adesivos e caixas de mensagens 

Outra ação do programa Atitude Legal é a fixação de adesivos nos espelhos dos prédios do Judiciário com o seguinte slogan: “Veja aqui uma pessoa de Atitude Legal”. O objetivo é incentivar atitudes positivas, dentro da premissa de que a excelência do atendimento é fruto do empenho de todos. Estão sendo distribuídas ainda caixas de mensagens para serem colocadas nos balcões de atendimento das secretarias de juízo, de forma a compartilhar ideias e pensamentos positivos entre magistrados, servidores, profissionais do direito, parceiros e cidadãos, fortalecendo conceitos e sentimentos afirmativos. 

O programa Atitude Legal, já reconhecido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), é uma ação da Ejef, em parceria com a Assessoria de Comunicação Institucional (Ascom). Desde o seu lançamento, em outubro de 2009, várias iniciativas têm sido implementadas. Nos prédios dos fóruns, podem ser vistos os cartazes do programa, que fazem um apelo ao cidadão – “ao procurar os nossos serviços, seja cordial” – e ao servidor – “ao atender, faça a diferença”. "

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom Fórum Lafayette 
(31) 3330-2123 
ascomfor@tjmg.jus.br